Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Gripe espanhola infectou personalidades e até Walt Disney foi vítima

Gripe espanhola infectou personalidades e até Walt Disney foi vítima

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Gripe Espanhola, que se abateu sobre a humanidade, causando sofrimento e dor, a morte de pelo menos 50 milhões de pessoas no mundo, e mais de 35 mil só no Brasil, atingiu pessoas de todas as idades e de todos os níveis econômicos e sociais. 

De reis a desempregados, de artistas a coveiros de cemitérios, a pandemia que aportou no Brasil em Setembro de 1918 e aqui ficou até meados de 1919, fez vítimas entre governantes, políticos, artistas, e até Presidentes de Repúblicas. Uns fatais, a exemplo do Presidente eleito para seu segundo mandato no Brasil, Rodrigues Alves. Infectado, ele nem tomou posse e morreu em janeiro de 1919.

Mas não foi só ele. O Rei Afonso XIII, da Espanha, foi infectado pela gripe espanhola, mas sobreviveu. 

Outro que também foi tomado pelo vírus foi o tcheco Franz Kafka, um dos maiores escritores da humanidade em todos os tempos, quando estava no ápice da produção do seu grande livro O Processo.

Até o genial Walt Disney foi contagiado, uma década antes de criar o seu imortal Mickey Mouse. 

A bela Greta Garbo, que se tornaria uma das maiores estrelas do cinema, teve a doença quando ainda era adolescente.

Franklin Delano Roosevelt, que seria Presidente dos Estados Unidos ao longo dos anos da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial, foi outro acometido pela moléstia quando jovem.

Outro Presidente dos EUA, Woodrow Wilson, contraiu a doença enquanto participava das negociações de paz ao final da Primeira Grande Guerra, tendo que se afastar dessa missão.

Até mesmo Jacinta Marto e Francisco Marto, dois dos três irmãos que relataram as visões de Nossa Senhora em Fátima, morreram por causa da gripe espanhola em 1920.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES