Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Há 10 anos tomava posse o primeiro presidente negro dos EUA

É casado com Michelle desde 1992 e tem duas filhas, Malia e Sasha

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há exatos 10 anos, nesta data de 20 de Janeiro, Barack Hussein Obama tomou posse como o 44º presidente dos Estados Unidos da América, em Washington, após superar barreiras raciais e convencer o país de que lideraria uma grande transformação cultural, política e social na maior democracia do planeta.

Sendo o primeiro Presidente negro da história dos Estados Unidos, num país marcado profunda desigualdade racial e social, que inclui o assassinato do maior líder da defesa dos direitos dos negros, Martin Luther King, o novo presidente americano teria que trabalhar arduamente para reduzir essas distorções históricas e, ainda, que enfrentar durante seu período governamental duas guerras ao mesmo tempo - Afeganistão e Iraque.

Obama, além disso, teria que lidar com governos hostis aos EUA, como é exemplo o Irã, e governar um país mergulhado em profunda recessão econômica.

Como primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Obama abordou em seu discurso de posse os desafios que os americanos enfrentariam na economia e na política, fazendo duras críticas ao seu antecessor, George W. Bush, que lhe entregou um país em crise alarmante.

Obama, em seu discurso, repetiu seu estilo oratório de campanha que conquistou as plateias , reafirmando seus termos preferidos , como esperança, mudança, e a ideia de que faria uma política sem os vícios e práticas da velha política.Nascido em 4 de agosto de 1961, filho de um homem negro do Quênia, Obama foi educado em Harvard, trabalhou como professor e defensor dos direitos civis em Chicago antes de ser eleito senador democrata por Illinois, em 2004.

É casado com Michelle desde 1992 e tem duas filhas, Malia e Sasha.

Michelle poderá ser, na próxima eleição, Presidente dos EUA. Se isso acontecer, quebrará um tabu além de seu marido. Além de negra, será a primeira mulher a governar a América.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES