Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Há 100 anos, o presidente Rodrigues Alves morria vítima de gripe espanhola

Sua morte ocorreu antes de assumir o segundo mandato

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas vezes Presidente do Brasil, com mandato cumprido integralmente de 1902 a 1906, e novamente eleito para o mandato de 1918 a 1922, Francisco de Paula Rodrigues Alves morreu, em 16 de janeiro de 1919. Sua morte ocorreu antes de assumir o segundo mandato, no Rio de Janeiro, vítima da gripe Espanhola que assolou o mundo, vitimou entre 60 a 100 milhões de pessoas, sobretudo na Europa, e chegou ao Brasil trazida pelo navio inglês “Demerara”, vindo de Lisboa e que desembarcou doentes em Recife, Salvador e Rio. Rodrigues Alves foi o terceiro Presidente da República brasileira.

Já acamado após a eleição, Rodrigues Alves ficou impossibilitado de assumir o Governo em 15 de Novembro de 1918, sendo substituído pelo vice-presidente eleito Delfim Moreira.

Por triste ironia, foi no primeiro governo de Rodrigues Alves que ocorreu a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, promovida pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz. A obrigatoriedade da vacinação provocou uma revolta popular que ficou conhecida como a Revolta da Vacina, movimento desencadeado em 1904 com a adesão dos alunos da Escola Militar as Praia Vermelha, que acabou sendo fechada.

Rodrigues Alves promoveu a reforma urbana da cidade do Rio de Janeiro, então capital da República e teve uma administração financeira profundamente equilibrada.

Natural de Guaratinguetá, nascido a 7 de julho de 1848, Rodrigues Alves foi por três vezes presidente da Província de São Paulo, sendo responsáveis por inúmeras e importantes conquistas, como a Faculdade de Medicina e Cirurgia da USP. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES