Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Há 30 anos no ar, Domingão do Faustão é 2° programa mais antigo

O programa estreou na Rede Globo, no dia 26 de março de 1989, completa hoje 30 anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Domingão do Faustão, que estreou na Rede Globo, no dia 26 de março de 1989, completa hoje 30 anos ininterruptos no ar, tornando-se o quarto programa mais antigo da televisão brasileira, superado apenas pelo Programa Sílvio Santos, que começou a ser exibido em 1962 na antiga TV Paulista; pelo Jornal Nacional, que começou em 1º de Setembro de 1969, e pelo Fantástico, que foi ao ar pela primeira vez em 5 de Agosto de 1973.

Se ainda estivesse viva, Hebe Camargo estaria à frente do Faustão, pois sua estreia se deu em 04 de Março de 1986. Levando em conta apenas a categoria “Programa de Auditório”, o Domingão do Faustão passa a ser o segundo mais antigo programa no ar, só superado por Sílvio Santos.

O Domingão do Faustão entrou no ar, na Rede Globo, precisamente às 14h55min, num domingo de Páscoa, comandado por Fausto Silva, recém-saído da Rede Bandeirantes. O programa foi criado para frear a audiência do Programa Sílvio Santos (SBT), até então líder de audiência nas tardes de domingo.

Desde seu início, o programa contava com uma banda musical que toca ao vivo, e a turma do charme nos primeiros anos, que depois viria ser substituída por um grupo de dançarinas, na Academia do Faustão. Há também entrevistas com atores da emissora e cantores, assim como atrações populares em vários quadros. Ao fim, iam ao ar as tradicionais vídeo-cassetadas.

Por questões contratuais, a geração do programa se dividia entre a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo, assim facilitando o recebimento de convidados ilustres que residiam em ambas as cidades. Mas a partir de janeiro de 2015 o Domingão passou a ser gerado somente de São Paulo a pedido de Faustão.

Até 1993, o programa terminava às 19h e, a partir de então, passou a ter uma hora a mais de duração devido à extinção do Festival Os Trapalhões.

Em 1995, foi criado o quadro Melhores do Ano, que premiava os artistas que fizeram mais sucesso na teledramaturgia, jornalismo, comédia, música e esportes na Rede Globo. Até 2002, os vencedores eram escolhidos por funcionários da própria emissora, mas a partir de então os mesmos passam a escolher três finalistas. Além disso, esses são submetidos à votação do público, que escolhe o vencedor de cada categoria.

No seu início, a direção de criação e artística era de Augusto Cesar Vanucci e direção geral de Detto Costa. Já passaram pela direção de produção Marcelo Paranhos, Carlos Henrique de Cerqueira Leite, Aluísio Augusto e Jayme Praça. Atualmente, tem direção geral de Henrique Matias, direção artística de Jayme Praça e gerência de produção de Roberto Ribeiro Costa.

Até em 1999, no aniversário de 10 anos do "Domingão", a atração tinha exibido 500 edições. Em 2009, o programa completou 1.000 programas. Em dezembro de 2017, completou a marca histórica de 1.500 programas com homenagens de Thiago Leifert com Cássio e Tato Gabus Mendes.

A partir de 6 de janeiro de 2019 até 31 de março, o programa está exibindo os melhores momentos e a história do programa, em comemoração aos 30 anos com o elenco da Globo e cantores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES