Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Há 40 anos circulava em Brasília o primeiro ônibus movido a álcool

O fato serviu de propaganda para o Programa Nacional do Álcool, lançado em 1967

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faz hoje 40 anos que Brasília assistia a uma grande novidade, bastante promissora para o mercado nacional, especialmente para a indústria automobilística e para os produtores de cana-de-açucar: circula na Capital da República o primeiro ônibus movido a álcool anidro e óleo de mamona. O fato serviu de propaganda para o Programa Nacional do Álcool, lançado em 1967 pelo Regime Militar, chefiado pelo Presidente Ernesto Geisel.

Nesse mesmo ano de 1979 a indústria automobilística brasileira começa a produzir o modelo de carro exclusivamente a álcool, diferentemente do automóvel flex de hoje em dia, que se abastece de gasolina ou etanol. O ápice da produção de álcool combustível no Brasil foi o ano de 1986, quando mais de 90% dos carros brasileiros eram movidos a álcool.

Isso era absolutamente compensador, pois o preço do litro do álcool era menos de 50% do valor da gasolina.

Nos anos 1990, o índice de carros a álcool saindo de fábrica caiu drasticamente, para pouco mais de 1%, e a demanda por etanol passou a resumir aos carros antigos. O mercado de álcool combustível volta a crescer a partir de 2003, quando a indústria automobilística passa a fabricar os carros flex, que pode circular com qualquer mistura de álcool ou gasolina.

A circulação de ônibus movido a álcool, celebrada com festa em Brasília em 1979, levou anos para entrar na programação dos fabricantes e dos transportadores. Somente agora, a partir dos anos 2007, algumas cidades brasileiras, como São Paulo, Brasília e Curitiba, passaram a fazer experiências, em frota, com carros movidos a etanol e outros combustíveis menos poluentes que o tradicional Diesel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES