Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Há 5 anos, o mundo perdeu a beleza literária de Gabriel García Márquez

Ele escreveu mais de 30 títulos, entre romances, contos, roteiros e trabalhos jornalísticos

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A data de 17 de abril é marcada pela morte, há cinco anos, em 2014, do escritor colombiano Gabriel García Márquez.Autor de dezenas de livros e consagrado mundialmente por algumas de suas memoráveis obras, especialmente “Cem Anos de Solidão”, “O Amor nos Tempos do Cólera”, “ Ninguém Escreve ao Coronel” e “Relatos de um Náufrago”, García Márquez foi um dos mais importantes autores do século XX, com mais de 40 milhões de livros vendidos e traduzido para 36 idiomas.

Escreveu mais de 30 títulos, entre romances, contos, roteiros e trabalhos jornalísticos. Quase todos foram lançados no Brasil. Desde o mais famoso, “Cem Anos de Solidão”, aos mais recentes, como “Memória de Minhas Putas Tristes” (2004) e “Eu não Vim Fazer um Discurso”, de 2010.

Só no Brasil, Gabriel García Márquez vendeu próximo aos 3 milhões de livros.

Em 1982, recebeu, com reconhecido mérito, o Prêmio Nobel de Literatura. Morreu aos 87 anos.

Foi escritor, jornalista, editor e ativista político. Conhecido como Gabo, recebeu diversos prêmios, entre eles o Prémio Internacional Neustadt de Literatura, de 1972. E o Nobel de Literatura de 1982, por conta do sucesso de suas novelas e histórias.

Gabriel José de la Concordia García Márquez nasceu em 6 de março de 1927, em Aracataca, na Colômbia, e foi criado por seus avós maternos nos seus primeiros anos de vida. Eles tiveram uma grande influência na futura produção escrita do autor. A preferência de Gabriel García Márquez pelo realismo mágico, gênero do qual ele é um dos representantes mais importantes, se deu, em grande medida, por causa da imaginação e superstições de sua avó, suas histórias de premonições e fantasmas. Na verdade, Ursula Iguará, uma das personagens principais de “Cem Anos de Solidão”, foi inspirada nela.

Já resolvido a se dedicar à literatura, García Márquez estudou direito na Universidade Nacional da Colômbia, mas não terminou o curso. Em 1947, ele publicou o seu primeiro conto, “A Terceira Resignação”, no El Espectador, um jornal de Bogotá, no qual, posteriormente, ele começou a trabalhar como jornalista. “A Revoada (O Enterro do Diabo)”, seu primeiro romance, foi publicado em 1955. Entre outras obras do autor, estão: “Ninguém Escreve ao Coronel” (1961), “Má Hora: O Veneno da Madrugada” (1962), “Crônica de uma Morte Anunciada” (1981) e “Do Amor e Outros Demônios” (1994). 

Após largar o curso de Direito,em 1947, mudou-se de Bogotá. Já em 1948, ele foi para Cartagena das Índias, Colômbia, onde iniciou seu trabalho como jornalista.

García Márquez tinha verdadeira paixão pelo jornalismo. A ele se dedicou profissionalmente durante muitos anos. Trabalhou para o jornal “El Universal”. E em 1949, mudou-se para Barranquilla para trabalhar como repórter para “El Heraldo”. Nessa mesma época, o autor participou de um grupo de escritores com o objetivo de estimular a literatura.

Já em 1954, Gabo começou a trabalhar para “El Espectador”, como repórter e crítico. E em 1958, mudou-se para Europa para trabalhar como correspondente. Retornou mais tarde a Barranquilla e casou-se com Mercedes Barcha, com quem ele teve dois filhos.

Mais tarde, em 1961, mudou-se para Nova Iorque. Lá ele trabalhou como correspondente internacional. Depois mudou-se para o México. Gabriel Garcia Márquez ficou muito marcado pela forma como narrava as suas histórias. Ele foi um representante do realismo mágico: elementos mágicos e fantásticos, com o intuito de fornecer verossimilhança ao leitor, entre outras sensações. As suas obras também continham temas políticos e sociais da América Latina, como a condição humana, especialmente a solidão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES