Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Há 6 anos, queda de avião mata quase todo o time da Chapecoense

O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com destino a Medellín com a delegação do time

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi na madrugada de 28 para 29 de Novembro de 2016, que o avião que levava a delegação de futebol Chapecoense para Medellín, na Colômbia, caiu a poucos quilômetros da cidade colombiana, matando 71 pessoas, incluindo quase todo o time brasileiro e membros da delegação. Além dos 71 mortos, 6 pessoas ficaram feridas. São decorridos, hoje, seis anos da tragédia.

Anteriormente a Aeronáutica Civil havia informado que 72 corpos foram resgatados, mas o órgão já corrigiu a informação para 71. Os corpos foram levados para uma base da Força Aérea, de onde seguiram para o Instituto Médico Legal de Medellín.

Seis pessoas foram resgatadas com vida, transportadas para o hospital: os jogadores Alan Ruschel, Neto e Follmann, o jornalista Rafael Henzel, o técnico da aeronave Erwin Tumiri e a comissária de bordo Ximena Suarez. O goleiro Danilo também tinha sido resgatado com vida, mas morreu no hospital.

Há 6 anos, queda de avião mata quase toro o time da Chapecoense - Foto: Reprodução

O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com destino a Medellín com a delegação do time, jornalistas e convidados. Segundo as autoridades colombianas, a lista do voo tinha 81 nomes: 72 passageiros e 9 tripulantes.

No entanto, a relação inclui quatro pessoas que não embarcaram e estão vivas. Não há confirmação se outras pessoas embarcaram no lugar delas. Seis funcionários da Fox Sports, entre eles o ex-jogador e comentarista Mário Sérgio, estavam no avião.

As duas caixas-pretas da aeronave foram encontradas. As autoridades britânicas anunciaram o envio à Colômbia de três investigadores para analisar a cena do acidente – o avião da companhia boliviana LaMia foi fabricado pela British Aerospace. Segundo a imprensa local, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (1h15 na hora de Brasília), entre as cidades de La Ceja e Abejorral, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.

CHOQUE DE MCDONNEL DOUGLAS DEIXA 257 MORTOS

Também nesta data, em 28 de Novembro de 1979, a aeronave McDonnell Douglas DC-10, que operava o voo Air New Zealand 901, que saíra do Aeroporto de Auckland, na Nova Zelândia, para uma viagem de observação aérea turística na Antártida, chocou-se com o Monte Érono, na Ilha de Ross, matando todas as 257 pessoas a bordo, 237 passageiros e 20 tripulantes.

A investigação inicial concluiu que o acidente foi causado por erro do piloto, mas o clamor público levou ao estabelecimento de uma Comissão Real de Inquérito sobre o acidente. A comissão, presidida pelo Ministro Peter Mahon QC, concluiu que o acidente foi provocado por uma correção feita nas coordenadas da trajetória de vôo na noite anterior ao desastre, somada a uma falha em informar a tripulação da mudança, com o resultado que a aeronave, em vez de ser dirigida por computador pelo estreito McMurdo (como a tripulação foi levada a acreditar), foi redirecionada para um caminho em direção ao Monte Erebus.

Há 6 anos, queda de avião mata quase toro o time da Chapecoense - Foto: Reprodução

O relatório do juiz Mahon acusou a Air New Zealand de apresentar "uma ladainha orquestrada de mentiras" e isso levou a mudanças na alta administração da companhia aérea. O Conselho Privado

O vôo foi projetado e comercializado como uma experiência única de turismo, levando um experiente guia da Antártida que apontou características cênicas e pontos de referência usando o sistema de alto-falantes da aeronave, enquanto os passageiros desfrutavam de uma varredura em vôo baixo do estreito de McMurdo. Os voos partiram e voltaram para a Nova Zelândia no mesmo dia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES