Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Há 64 anos era aplicada a primeira vacina contra a poliomielite

Existem dois tipos de vacinas contra a pólio.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira vacina contra a poliomielite (popularmente conhecida como paralisia infantil), foi a vacina inativada desenvolvida por Jonas Salk e entrou em uso no dia 5 de fevereiro de 1955, há 64 anos. A vacina oral contra a pólio foi desenvolvida por Albert Sabin e entrou em uso comercial no ano de 1961. As vacinas estão na lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde e têm sido cruciais na luta pela diminuição de mortes e sequelas, não apenas da poliomielite, mas de várias outras doenças.

As vacinas são medicamentos eficazes, seguros e cada vez mais necessários ao sistema de saúde pública. Existem dois tipos de vacinas contra a pólio. Uma que usa vírus inativado, e é adminstrada por injeção (IPV) , e a que usa o vírus enfraquecido e é dada via oral (OPV). A Organização Mundial de Saúde recomenda quer todas as crianças sejam totalmente imunizadas contra a pólio, por meio da vacina.

A aplicação das duas vacinas foi responsável pela eliminação da doença na maior parte do mundo. Basta ver que a redução dos casos notificados da doença tem obtido índices vitoriosos, a saber: em 1988 havia uma estimativa de 350 mil casos da doença no mundo; em 2016, verificou-se apenas 37 incidências, estas creditadas a negligência.

O Brasil teve 26 mil casos de pólio entre 1968 e 1989, mas graças ao programa consistente de vacinação não registra casos há 30 anos.

Reprodução: Internet

O que é?

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe - febre e dor de garganta - ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. Em geral, a paralisia se manifesta nos membros inferiores de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.

Reprodução: Internet

Transmissão

Uma pessoa pode transmitir diretamente para a outra. A transmissão do vírus da poliomielite se dá através da boca, com material contaminado com fezes (contato fecal-oral), o que é crítico quando as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças mais novas, que ainda não adquiriram completamente hábitos de higiene, correm maior risco de contrair a doença. O Poliovírus também pode ser disseminado por contaminação da água e de alimentos por fezes. A doença também pode ser transmitida pela forma oral-oral, através de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar. O vírus se multiplica, inicialmente, nos locais por onde ele entra no organismo (boca, garganta e intestinos). Em seguida, vai para a corrente sanguínea e pode chegar até o sistema nervoso, dependendo da pessoa infectada. Desenvolvendo ou não sintomas, o indivíduo infectado elimina o vírus nas fezes, que pode ser adquirido por outras pessoas por via oral. A transmissão ocorre com mais frequência a partir de indivíduos sem sintomas.

Prevenção

A poliomielite não tem tratamento específico. A doença deve ser evitada tanto através da vacinação contra poliomielite como de medidas preventivas contra doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos. As más condições habitacionais, a higiene pessoal precária e o elevado número de crianças numa mesma habitação também são fatores que favorecem a transmissão da poliomielite. Logo, programas de saneamento básico são essenciais para a prevenção da doença. No Brasil, a vacina é dada rotineiramente nos postos da rede municipal de saúde e durante as campanhas nacionais de vacinação. A vacina contra a poliomielite oral trivalente deve ser administrada aos dois, quatro e seis meses de vida. O primeiro reforço é feito aos 15 meses e o outro entre quatro e seis anos de idade. Também é necessário vacinar-se em todas as campanhas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES