Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Há 68 anos de coroada, Elisabeth II prepara festa dos 70 anos de reinado

Elizabeth II tem 95 anos e, em alguns meses, se nada impedir, completará o feito de se manter no trono por 70 anos, sendo a primeira de todos os reis e rainhas britânicos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A data de hoje marca a coroação de Elisabeth II como rainha de quatro países independentes: Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, além de Jamaica, Barbados, Bahamas, Granada, e outros estados. A coroação se deu em 7 de Junho de 1953, há exatos 68 anos no dia de hoje, mas Elizabeth II tornou-se rainha em 6 de Fevereiro de 1952, com a morte de seu pai, o Rei Jorge VI.

Deste modo, em fevereiro de 2022, ela estará há sete décadas no trono, transformando-se, assim, a mais longeva detentora de reinado em toda a história da humanidade.

Rainha Elisabeth II

Quando seu pai morreu, em 6 de fevereiro de 1952, Elisabeth se encontrava em uma viagem pelo Quênia. Nesse dia, a milhares de quilômetros de lá, seu pai, George VI, morria no palácio de Sandringham quando tinha apenas 56 anos. Ela, de apenas 25 anos, se transformou em uma jovem rainha e em uma das mulheres mais poderosas da Europa e do mundo. Sete décadas depois, esse mundo mudou, mas ela continua lá. Elizabeth II tem 95 anos e, em alguns meses, se nada impedir, completará o feito de se manter no trono por 70 anos, sendo a primeira de todos os reis e rainhas britânicos (talvez do mundo) em realizá-lo. E pretende comemorar.

Por isso, o palácio de Buckingham tornou pública a agenda para os festejos do chamado Jubileu de Platina da soberana. Ainda falta tempo. A data oficial é seis de fevereiro, mas todos os anos a rainha comemora seu aniversário em junho (normalmente o segundo sábado do mês), em uma cerimônia cujo epicentro é um grande desfile militar, chamada Trooping the Colour. Em 2022, a data será adiantada: será na primeira semana de junho com quatro dias de festejos. Além disso, as comemorações não ocorrerão somente em Londres, e sim também em todo o Reino Unido e até na Commonwealth, a união de países que têm a rainha britânica como chefe de Estado e que possui um terço da população mundial, reminiscência do já enterrado império britânico.

Rainha celebra 70 anos de reinado

Tanto a rainha como a família real viajarão em 2022 por todo o país para realizar atos comemorativos pelas sete décadas, como informa a casa real britânica. Mas os festejos começarão na quinta-feira, 2 de junho desse ano, quando ocorrerá um grande feriado prolongado com quatro datas nacionais. Nesse dia será o Trooping the Colour. Mais de 1.400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos desfilarão pelas ruas da capital britânica, saindo do palácio de Buckingham e por todo o The Mall londrino até Trafalgar Square. A família real se unirá à comitiva em grandes carruagens históricas, para terminar, após a passagem dos aviões da Real Força Aérea, saudando a multidão. Além disso, nesse dia, tanto no Reino Unido como nos territórios de ultramar e nas capitais da Commonwealth, os principais monumentos de suas cidades serão iluminados.

A festa continuará na sexta-feira de modo mais discreto com um serviço religioso na catedral de Saint Paul e com mais eventos, que ainda não foram anunciados. Nessa missa tanto a soberana como a família devem comparecer. São esperados os filhos, netos e bisnetos, ainda que tenha sido colocada em dúvida, como já se tornou habitual nos últimos meses, a presença de Harry da Inglaterra, de Meghan Markle e de seus filhos (Archie e a futura filha que está prestes a nascer).

Após a formalidade religiosa, o sábado voltará a ser um dia de festa. De manhã, uma das atividades favoritas da soberana: corridas de cavalos, nesse caso no hipódromo de Epsom. De tarde-noite virá um dos pratos principais: a chamada “Festa de Platina no Palácio”, um grande show em Buckingham que, diz a casa real, “reunirá alguns dos maiores artistas do mundo para comemorar os momentos mais significativos e alegres das sete décadas de reinado da soberana”. As entradas estarão disponíveis um pouco mais para frente, afirmam, e por enquanto parece que serão destinadas a residentes britânicos. Além disso, será transmitida ao vivo pelo canal de televisão pública BBC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES