Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Há 8 anos morre Moacyr Scliar, um dos grandes da literatura nacional

Sclair morreu em 27 de fevereiro de 2011, há oito anos, portanto prestes a completar 74 anos de idade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Toda pessoa se beneficiará do ato de ler e de escrever. É terapia, sim, e é terapia prazerosa, acessível a todos. O que, em nosso tempo, não é pouca coisa.”

Este depoimento sobre o ato de ler e escrever foi ditado por um cidadão de grande valor intelectual visível dimensão humana, o imortal da Academia Brasileira de Letras Moacyr Scliar, que dividiu sua vida entre a Medicina, que nunca largou, e a literatura, tornando-se um importante autor de romance, conto, ensaio, crônica, ficção infanto-juvenil e também poesia.

Sclair morreu em 27 de fevereiro de 2011, há oito anos, portanto prestes a completar 74 anos de idade. Nasceu em Porto Alegre, em 23 de março de 1937. Desde criança demostrava inclinação literária. Seu nome, Moacyr, já é resultado dessa afinidade. Foi escolhido por sua mãe, Sara, após a leitura de Iracema, de José de Alencar, cujo sig nificado é “filho da dor”. Ele próprio dizia: “ os nomes são recados das pais para os filhos e são como ordens a serem cumpridas para o resto da vida”.

Autor de 74 livros em vários gêneros: romance, conto, ensaio, crônica, ficção infanto-juvenil, escreveu, também, para a imprensa. Obras suas foram publicadas em muitos países: Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, Rússia, Tchecoslováquia, Suécia, Noruega, Polônia, Bulgária, Japão, Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Canadá e outros países, com grande repercussão crítica.

Teve textos adaptados para o cinema, teatro, tevê e rádio, inclusive no exterior.

Duas influências são importantes na obra de Scliar. Uma é a sua condição de filho de imigrantes, que aparece em obras como A Guerra no Bom Fim, O Exército de um Homem Só, O Centauro no Jardim, A Estranha Nação de Rafael Mendes, A Majestade do Xingu. A outra influência é a sua formação de médico de saúde pública, que lhe oportunizou uma vivência com a doença, o sofrimento e a morte, bem como um conhecimento da realidade brasileira. O que é perceptível em obras ficcionais, como A Majestade do Xingu e não-ficcionais, como A Paixão Transformada: História da Medicina na Literatura.

Moacyr Scliar é considerado um dos escritores mais representativos da literatura brasileira contemporânea. Os temas dominantes de sua obra são a realidade social da classe média urbana no Brasil, a medicina e o judaísmo. Suas descrições da classe média eram, frequentemente, inventadas a partir de um ângulo supra-real.

Foi o sétimo ocupante da Cadeira nº 31, eleito em 31 de julho de 2003, na sucessão de Geraldo França de Lima e recebido em 22 de outubro de 2003 pelo Acadêmico Carlos Nejar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES