Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Há cinco anos, um AVC tirava a vida da ex-primeira dama Marisa Letícia

O óbito foi constatado às 18h57, segundo boletim médico. Lula e sua família autorizaram a doação dos órgãos

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aos 66 anos de idade, morreu nesta data, em 3 de fevereiro de 2017 (hoje passados 5 anos), em São Paulo, Dona Marisa Letícia, ex-primeira dama do Brasil, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela estava internada no Hospital Sírio Libanês, desde o dia 24 de janeiro, após ter sofrido um acidente vascular cerebral, decorrência de um pico de pressão. Dona Marisa estava casada com o ex-presidente Lula desde o ano de 1974, época em que ele liderava o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e comandava os movimentos grevistas que pediam melhores condições para os trabalhadores brasileiros. Ela acompanhou Lula em todos os momentos que prepararam a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). Com Lula ela viveu 40 anos.

Após 11 dias internada no Sírio Libanês, as equipes médicas submeteram Dona Marisa a protocolo oficial para constatar a morte cerebral, seguindo dois testes: o primeiro ocorreu às 12h05 e o segundo, às 18h05. O protocolo determina que o último exame seja conduzido por outro médico para comprovar a perda definitiva e irreversível das funções cerebrais. O óbito foi constatado às 18h57, segundo boletim médico. Lula e sua família autorizaram a doação dos órgãos.

O óbito foi constatado às 18h57, segundo boletim médico. Lula e sua família autorizaram a doação dos órgãos - Foto: Reprodução

Logo após a divulgação do boletim, Lula postou em suas redes sociais informações sobre o velório. "A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva faleceu nesta sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017, às 18:57. O velório será neste sábado (4), das 9h às 15h, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dona Marisa Letícia se conheceram. O Sindicato fica na Rua João Basso, 231, em São Bernardo do Campo. Em seguida haverá no Cemitério Jardim da Colina uma cerimônia de cremação reservada à família."

O então presidente da República, Michel Temer, decretou luto oficial no país pela morte de Dona Marisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES