Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Homem-bomba explode embaixada dos EUA em Beirute e 63 pessoas morrem

O ataque foi uma das mais desagradáveis consequências da intervenção da Força Multinacional do Líbano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um atentado terrorista praticado por um homem-bomba, destruiu a Embaixada dos Estados Unidos em Beirute, capital do Líbano, deixando 63 pessoas mortas, a maioria delas integrantes do corpo diplomático norte-americano. 

O ataque à embaixada americana ocorreu em 18 de abril de 1983. Além de membros da própria embaixada, Matou mais de 60 pessoas, a maioria dos quais eram membros do pessoal da embaixada, morreram também integrantes de forças de segurança, como fuzileiros e marinheiros. Muitos ficaram feridos. 

Esse foi o mais mortífero ataque a uma missão diplomática dos EUA até à data, e foi visto por alguns analistas como o início de uma série de ataques contra os Estados Unidos por grupos fundamentalistas islâmicos.

Homem-bomba explode embaixada dos EUA em Beirute e 63 pessoas morrem - Foto: Reprodução

A organização fundamentalista islâmica Hezbollah, às vezes descrita como um grupo nas sombras, assumiu a responsabilidade pela explosão, com uma mensagem "prometendo não permitir que somente um estadunidense se mantivesse em solo libanês ... o que significa cada centímetro de território libanês ...”

O ataque foi uma das mais desagradáveis consequências da intervenção da Força Multinacional do Líbano, que era formada por algumas potências ocidentais, incluindo os Estados Unidos da América e França, e que tentou restabelecer a ordem e a autoridade do governo central, depois da eclosão da Guerra Civil Libanesa em 1975. Este ataque ocorreu em apenas quatro anos após a Revolução Iraniana (que ocorreu em 1979) e que foi em particular anti-americanista (e anti-ocidental em geral). Também na sequência do massacre de palestinos nos campos de refugiados de Sabra e Chatila, realizado pelas milícias cristãs maronitas libanesas.

Homem-bomba explode embaixada dos EUA em Beirute e 63 pessoas morrem - Foto: Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES