Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Incêndio em estádio de futebol deixa 56 pessoas mortas na Inglaterra

No incêndio morreram 56 pessoas e outras 265 ficaram feridas, muitas com séria gravidade

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma tragédia de grandes proporções chocou a Inglaterra e alcançou enorme repercussão no mundo, em 11 de maio de 1985, quando um incêndio tomou conta do estádio de futebol Valley Parade, pertencente ao clube Bradford City.

No momento da tragédia ocorria o jogo dos donos da casa contra o Lincoln City, o que era de festa para os fãs do Bradford, que comemoravam o título da terceira divisão e o acesso imediato à segundona. No incêndio morreram 56 pessoas e outras 265 ficaram feridas, muitas com séria gravidade.

Estádio de futebol pega fogo em 11 de maio de 1985

O fogo se espalhou rapidamente. O Valley Parade foi erguido 99 anos antes do desastre, em 1886, para partidas do Manningham Rugby Football Club. Até que, em 1903, a agremiação se definiu pelo futebol e assumiu o nome Bradford City.

Após a tragédia, 2,6 milhões de libras foram investidos na reconstrução e remodelação da cancha, reaberta em dezembro de 1986. Hoje comporta 25.136 espectadores e seu recorde de público data de 11 de março de 1911, em duelo entre Bradford City e Burnley, pela Copa da Inglaterra: 39.146 torcedores. É o mais antigo recorde de público de um estádio inglês, com mais de cem anos.

O setor devorado pelas chamas após o incêndio era feito em boa parte com madeira. O Bradford era campeão da terceira divisão desde os 2 a 0 sobre o Bolton Wanderers (17º naquele campeonato) e o capitão Peter Jackson levantou a taça antes de a bola rolar contra o Lincoln (19º). Millwall e Hull City subiram com os Bantams. Aos 40 minutos do primeiro tempo, ainda com o placar em branco, o incêndio começou na tribuna principal.

Incêndio deixou 56 pessoas mortas 

Hoje na League Two (quarta divisão) o Bradford disputou a Premier League em 1999/2000 após subir como vice da segunda divisão em 1998/1999. Entre os grandes, ficou em 17º, escapando do rebaixamento por uma posição. Mas em 2000/2001 voltou à segundona como lanterna, rebaixado ao lado de Coventry e Manchester City! Caiu para a terceira em 2003/2004. Após dois anos lutando para voltar à Championship, foi penúltimo em 2006/2007, despencando para o quarto nível do futebol inglês, onde desde então faz campanhas que o deixam quase sempre na metade inferior da tabela de classificação, como no atual 18º posto.

Nesta data que marca os 37 anos da tragédia do Valley Parade, também são lembrados os 96 mortos na tragédia de Hillsborough, há 33 anos. No dia 15 de abril de 1989, em Hillsborough, estádio do Sheffield Wednesday, 96 torcedores foram esmagados contra as fortes grades das arquibancadas. Eram arquibancadas resistentes para que, no auge do hooliganismo, dificultassem invasões de campo. E por essa condição, fatalmente, acabaram se tornando arma assassina depois que a polícia permitiu a entrada de milhares de pessoas num setor já lotado. Foi durante Liverpool x Nottingham Forest, pelas semifinais da Copa da Inglaterra. Todos os que morreram torciam pelos Reds.

Tragédia aconteceu na Inglaterra 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES