Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Incêndio em prédio residencial em Londres deixa 72 pessoas mortas

A majestosa torre se transformou em uma concha queimada. No seu interior, tudo ficou destruído

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerada a maior tragédia a atingir Londres desde o fim da Segunda Guerra Mundial, um incêndio de enormes proporções tomou conta de um prédio residencial, o Grenfell Tower, no dia 14 de Junho de 2017, na capital da Inglaterra, matando 72 pessoas. A tragédia fez vítimas em todas as  faixas de idade, desde crianças e adolescentes, a idosos, vitimando também pais e avós, causando umagrande desolação entre famílias, algumas delas integralmente  atingidas tragicamente. 

A majestosa torre se transformou em uma concha queimada. No seu interior, tudo ficou destruído. 

Incêndio em prédio residencial deixou mortos em Londres

Em 2018, para lembrar as vítimas, o que sobrou do prédio foi envolto em uma capa verde, a cor adotada pelos grupos de sobreviventes de Grenfell, com um grande emblema em forma de coração no topo, com a mensagem "Grenfell, para sempre em nossos corações". Balões verdes foram liberados do topo da torre, flutuando no céu acima de Londres. 

Em 14 de Junho de 2018, quando foi feita homenagem às vítimas da tragédia, a rainha Elizabeth II e a duquesa de Sussex, Meghan Markle, que estavam em visita real para abrir uma nova ponte sobre o rio Mersey, em Cheshire, também fizeram uma pausa para respeitar o momento de silêncio. 

A rainha foi representada nos eventos de Grenfell em Londres pelo duque e a duquesa de Gloucester. Herdeiro do trono britânico, o príncipe Charles e sua esposa Camilla, a duquesa da Cornualha, também ficaram em silêncio em Cork durante uma visita oficial à República da Irlanda. 

Antes e depois do incendio em prédio de Londres

Na Rússia, membros do time de futebol da Inglaterra também fizeram uma homenagem silenciosa. 

Vários edifícios em Londres foram iluminados em verde no exato momento em que o incêndio começou, começando como uma pequena chama de cozinha, mas rapidamente se espalhando para os andares superiores do prédio de 24 andares, prendendo as famílias. 

As emoções aumentaram quando as pessoas que perderam membros da família, ou suas próprias casas no incêndio, marcharam para a Grenfell Tower. 

Helen Hailu, que perdeu seus familiares no incêndio, disse à Xinhua que espera que esse tipo de tragédia nunca aconteça novamente. 

"Estou aqui apenas para mostrar meu respeito a eles. As pessoas achavam que estavam a salvo em casa, mas isso aconteceu", disse ela. "Esse tipo de dor nunca irá desaparecer." 

Sara Lukic, de 20 e poucos anos, disse à Xinhua que trabalha no bairro da torre e pode ver o triste prédio todos os dias. Ela acusou o governo e o conselho de pouco fazerem para ajudar os sobreviventes. 

"Depois de um ano ainda há muitas pessoas vivendo em hotéis e não podem ter sua própria casa", disse ela. 

De acordo com o Conselho de Kensington e Chelsea, entre os 120 agregados familiares em Grenfell, 52 agregados familiares estão em alojamento temporário e 83 em residências permanentes. Outros 68 estão em alojamentos de "emergência" - 42 em hotéis, 22 em apartamentos com serviço, e quatro estão hospedados na casa de amigos ou familiares. 

Tony Arbor, presidente da Assembleia de Londres, disse: "Nós não queremos ver outro evento tão trágico em nossa grande cidade. Hoje, de todos os dias, estamos juntos com os entes queridos dos 72 mortos e do povo de North Kensington". 

Arbor disse: "Um ano depois dos trágicos eventos em Grenfell, nós mudamos. Nossas prioridades mudaram um pouco. Nossa compreensão das circunstâncias dos outros aumentou. E todos nós estamos muito mais conscientes da devastação que um incêndio pode causar. Quem morou no prédio e perdeu preciosos entes queridos precisará do nosso apoio pelo resto de suas vidas." 

Um inquérito público oficial sobre a tragédia está atualmente em andamento em Londres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES