Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Incêndio em supermercado em Assunção, Paraguai, deixa 464 pessoas mortas

O incêndio no supermercado, que não dispunha de saídas de emergência, provocou o pânico em centenas de pessoas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 1º de Agosto de 2004, a população de Assunção, capital do Paraguai, amanheceu desolada, em decorrência de uma enorme tragédia, um incêndio no supermercado Ycuá Bolanos, ocorrido durante a noite anterior, em que morreram 464 pessoas e ficaram mais de 400 feridos, muitos em estado grave. A comoção tomou conta da capital, diante dessa que foi a maior tragédia paraguaia. O acidente foi provocado, ao que a polícia apurou, em decorrência de uma explosão de gás.

Policiais de todas as esferas, com a ajuda de voluntários e equipes médicas, trabalharam durante todo o domingo, da manhã à noite, retirando os corpos e debelando os focos do incêndio. A cada hora o número de vítimas fatais aumentava. Doze horas depois de ter começado o sinistro, as equipes de socorro continuavam encontrado corpos.

Incêndio em supermercado em Assunção, Paraguai, deixa 464 pessoas mortas - Foto: Reprodução

O fogo foi originado nas dependências de de restaurante que funcionava dentro do supermercado da rede Ikuá Bolaños. A causa da maior tragédia, além da original explosão de gás, foi a decisão da gerência do estabelecimento de fechar as portas de entrada para evitar saques.

O incêndio no supermercado, que não dispunha de saídas de emergência, provocou o pânico em centenas de pessoas, causando as mortes e ferimentos, algumas em estado crítico, que eram levadas a hospitais da capital paraguaia, onde muitas delas morreram. Médicos e enfermeiros da Argentina viajaram por terra para Assunção, a partir da Província limítrofe de Formosa (norte), para colaborar no resgate e na assistência das vítimas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES