Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Inspirado na paz e cooperação, Brasil celebra hoje o Dia da Amizade

A celebração nesta data de hoje não é comum para todas as nações, apesar da sugestão da Assembleia Geral das Nações Unidas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos sabemos que a amizade é algo para ser celebrada e vivida a cada dia, a cada hora, a todo instante, pois a vida sem amizade é um deserto árido, que nos conduz à tristeza e ao vazio. Apesar de sabermos disso, de ter isso como verdade, existe uma data que é reservada ao Dia Internacional da Amizade, que é celebrada no Brasil, na Argentina, no Uruguai e em outros países neste data de 20 de Julho. Hoje, portanto, é dia da Amizade.

A celebração nesta data de hoje não é comum para todas as nações, apesar da sugestão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2011, de que todos os países-membros celebrassem o Dia Internacional da Amizade, ou Dia do Amigo, no dia 30 de julho (vale ressaltar que não existe distinção entre o Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade). Esta data de 20 de Julho, no Brasil, é celebrada desde 1999.

A sugestão da ONU de se adotar o 30 de Julho, era uma espécie de homenagem ao paraguaio Ramón Artemio Bracho, fundador da Cruzada Mundial da Amizade, que imaginou e criou uma campanha que visava à difusão da cultura de paz ao realçar a importância da boa convivência entre os povos. Todo dia 30 de julho o médico conclamava paraguaios a reunirem-se para realizar diversas atividades sociais e culturais, com o propósito de oferecer ajuda mútua, fortalecendo assim os valores da amizade.

Na resolução da Assembleia Geral da ONU de 2011, reafirmou-se a importância da data para a difusão da “Cultura de paz e não violência”.

O que se comemora no Dia Internacional da Amizade?

Durante a sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada no dia 27 de abril de 2011, o Dia da Amizade foi reconhecido como uma importante data, sobretudo para a divulgação da “Cultura de paz e não violência”. A Assembleia culminou na criação de um documento assinado pelos países participantes, entre eles o Brasil ( isso significando que o Brasil adota os princípios fixados para as comeorações, mas mantém data diferente dos demais países) no qual ficou reafirmado a relevância e a pertinência dos seguintes tópicos:

→ A importância da amizade como um valoroso e nobre sentimento na vida dos seres humanos ao redor do mundo;

→ A conscientização de que a amizade entre os povos, países e culturas, bem como as amizades individuais, pode inspirar na criação de pontes entre comunidades, celebrando assim a diversidade cultural;

→ A afirmação de que a amizade pode contribuir para os esforços da comunidade internacional, em conformidade com a Carta das Nações Unidas, para a promoção do diálogo entre as civilizações, da solidariedade, da compreensão mútua e da reconciliação;

→ A importância de envolver os jovens e futuros líderes em atividades comunitárias voltadas para a inclusão e o respeito entre as diferentes culturas, bem como para a promoção da compreensão internacional de acordo com a Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES