Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

John Lennon e Yoko Ono completariam 50 anos de casados nesta data

Lennon deixou um filho com Yoko Ono

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Este 20 de março de 2019 marca um acontecimento notável no mundo artístico mundial: o casamento de Beatle John Lennon com a artista plástica Yoko Ono, ocorrido em 20 de março de 1969.

Lennon e Yoko viveram juntos durante mais de uma década, união que só seria interrompida com a morte de John Lennon, em 08 de Dezembro de 1980, assassinado a tiros por um fã ensandecido. A relação entre o casal tinha começado anos antes, com ambos ainda em outro casamento. A morte aconteceu no Edifício Dakota, em Nova York, poucas horas depois que Annie Leibowitz tirou uma foto do ex-beatle abraçado a sua mulher, sem roupa.

Foi o segundo casamento do consagrado músico britânico e o terceira da japonesa Yoko, que durou, como então prometeram e apesar de uma separação temporária de um ano em meados dos anos 70, até que a morte os separou, em 8 de dezembro de 1980.

Lennon deixou um filho com Yoko Ono. A história de Yoko e John, transformada hoje em um ícone do século XX, se resume em várias aparições públicas, frases célebres e fotografias polêmicas, reflexo de muita música, muito ativismo antibelicista e muita contestação.

A relação, segundo a lenda, acabou com a melhor banda da história, os Beatles. Hoje, 40 anos depois da união, muitos ainda mantêm a teoria de que a culpa de tudo é de Yoko Ono, uma artista nada convencional para a época. Foi o segundo casamento do inglês e o terceiro da japonesa, e só terminou com a morte do músico, em 8 de dezembro de 1980.

A história de Yoko e John, transformada hoje em um ícone do século XX, se resume em várias aparições públicas, frases célebres e fotografias polêmicas, reflexo de muita música, muito ativismo antibelicista e muita contestação.

Em uma dessas fotos, aparece o casal vestido de branco há quatro décadas em Gibraltar - ela de minissaia e chapéu de abas largas, ele com o cabelo longo, seus característicos óculos e uma jaqueta -, segurando o certificado de casamento.

Dias depois do casamento, seguiram em Amsterdã com sua badalada lua-de-mel de ativismo político - "bed-in for peace" (na cama pela paz) -, cercados de flores, com violão envolvido e entre cartazes dizendo "Hair Peace" e "Bed Peace".

Outra foto, a da um idílico céu azul com uma nuvem branca que escolheram para a capa do primeiro disco da banda Plastic Ono Band, gravado ao vivo no festival de Toronto em setembro de 1969, simboliza para muitos o fim dos Beatles.

Segundo os biógrafos, Lennon, que há tempos já fazia suas experiências fora do grupo, sobretudo com Yoko Ono, anunciou ao término dessa viagem que deixava os Beatles.

A data oficial do fim dos Beatles, no entanto, ficou para a história como sendo em 10 de abril de 1970, quando Paul McCartney lançou um disco solo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES