Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lady Diana e príncipe Charles anunciam oficialmente a separação

O impacto da notícia só não foi maior, certamente, do que a tragédia que viria atingir Lady Di, morta num acidente de automóvel

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi nesta data, em 9 de dezembro de 1992, que a Princesa Diana e o Príncipe Charles oficializaram publicamente sua separação, consolidando um processo de desgaste que já vinha se dando há algum tempo. O gesto do casal, além de contrariar a monarquia britânica, causou enorme repercussão em todo o mundo. O impacto da notícia só não foi maior, certamente, do que a tragédia que viria atingir Lady Di, morta num acidente de automóvel, em Paris, em 31 de agosto de 1997, próximo de completar cinco anos da separação do casal.

Charles e Diana casaram em 29 de julho de 1981, vivendo oficialmente como marido e mulher por 11 anos, até o anúncio da separação. Considerando que o divórcio só foi finalizado em 28 de agosto de 1996, a vida do casal foi, portanto, mais longa.

Imagem: Reprodução

O casamento ocorreu na Catedral de São Paulo na cidade de Londres, numa quarta-feira, no dia 29 de julho de 1981. A cerimónia contou com 3,5 mil convidados (incluindo Camila e seu então esposo Andrew Parker Bowles) e foi assistida por aproximadamente um bilhão de pessoas em todo mundo via satélite.

Diana se tornou oficialmente a "Sua Alteza Real a Princesa de Gales" e foi imediatamente elevada a terceira mulher mais importante da monarquia britânica, somente atrás da rainha reinante Isabel II do Reino Unido e a rainha-mãe Isabel Bowes-Lyon. Diana viajou por vários países em missões da família real britânica e em 1982, representou a rainha Isabel II no funeral da princesa consorte Grace Kelly de Mônaco.

O maior casamento real do século XX passou a ser comparado a um conto de fadas, e rapidamente a princesa conquistou o público com sua beleza, chamando, muitas vezes, mais atenção do que seu marido.

Diana Frances Spencer (Sandringham, 1.º de julho de 1961 – Paris, 31 de agosto de 1997), estilizada como Diana, Princesa de Gales, foi uma aristocrata e filantropa nascida no Reino Unido. Ela foi um membro da Família Real Britânica entre 1981 e 1996 por seu casamento com Carlos, Príncipe de Gales, primogênito e herdeiro aparente da rainha Isabel II do Reino Unido. Ela é mãe dos príncipes Guilherme, Duque de Cambridge, 2.º na linha de sucessão ao trono, e Henrique, Duque de Sussex. Lady Di, como era conhecida, foi uma influente personalidade global nas últimas décadas do século XX, sendo apelidada como “princesa do povo” devido ao seu carisma, simpatia, espontaneidade e dedicação a causas sociais.

Imagem: Reprodução

Sendo a terceira filha do 8.º conde Spencer, nasceu da alta aristocracia britânica. Após uma juventude conturbada em uma família dividida por problemas conjugais,Diana atraiu imensa atenção do público e da mídia com o anúncio do seu casamento com o príncipe de Gales, ocorrido em 1981. Diana também foi reconhecida por seu envolvimento em diversas causas sociais, particularmente seus esforços para a desestigmatização das pessoas afetadas pela AIDS e na campanha pela proibição das minas terrestres. Após uma série de conflitos e casos extraconjugais de ambas as partes, [6] ela e o Príncipe de Gales se divorciaram em 1996 e, embora afastada da realeza, Diana continuou sendo bastante popular, com a perseguição da mídia em torno de sua imagem tornando-se cada vez mais frenética.

Diana morreu após se envolver em um acidente de carro na cidade de Paris, em 1997, e sua morte gerou grande comoção mundial e culminou em um amplo luto público pelo Reino Unido. Seu funeral foi acompanhado por cerca de um milhão de pessoas em Londres e foi o evento não esportivo transmitido ao vivo para televisão mais assistido da história do país e um dos mais assistidos do mundo, com uma audiência global estimada em 2,5 bilhões de pessoas.

Após sua morte, foi criado um fundo memorial que leva seu nome. Em 1997, a Campanha Internacional de Proibição das Minas Terrestres, causa pela qual Diana advogou, recebeu o Nobel da Paz. Foi considerada a “mulher mais fotografada do mundo”, nomeada como a 3ª maior personalidade britânica de todos os tempos e uma das pessoas mais importantes do século. Diana tornou-se um ícone popular e teve sua imagem mitificada por muitos após sua morte, que, embora tenha sido apontada como o resultado de um trágico acidente após anos de investigação, segue envolta de inúmeras teorias conspiratórias. A "princesa do povo" continua sendo uma figura relevante na imprensa britânica e, em menor escala, a nível mundial, servindo de tema para muitos livros, jornais, revistas, documentários e filmes, mesmo após mais de duas décadas de seu falecimento.É dito que a influência da princesa, tanto em vida quanto após a morte, impactou positivamente a monarquia britânica, que modernizou-se e se tornou mais próxima do povo, especialmente na figura dos seus filhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES