Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lady Gaga chega aos 33 anos no auge, com um Oscar de melhor canção

Gaga é de fato um ícone do universo pop.

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lady Gaga, que nasceu Stefani Joanne Angelina Germnanotta em 28 de março de 1986, chega hoje aos 33 anos de idade no auge da consagração de sua carreira de cantora, compositora, instrumentista e produtora musical. Contemplada com a estatueta de Canção Original com “Shallow”, do filme “Nasce Uma Estrela”, nessa última edição do Oscar, a norte-americana tornou-se uma das maiores representantes do show business mundial.

Gaga é de fato um ícone do universo pop. Além de fenômeno musical incontestável, uma das maiores campeãs de vendas de discos e arrebatadora nos grandes shows que realiza ao redor do mundo, Lady Gaga - que se emocionou muito ao receber a estatueta do Oscar em 24 de fevereiro último -, já era bastante familiarizada com o glamour desse ambiente artístico de Hollywood.

Em 2015, na premiação do Oscar, Lady Gaga foi uma das atrações da festa, quando se apresentou no palco cantando em homenagem ao filme “A Noviça Rebelde”, que ganhou o Oscar de melhor filme em 1965, sendo aplaudida de pé. 

Lady Gaga foi criada no Upper West Side, área abastada de Nova Iorque. Com quatro anos aprendeu a tocar piano. Estudou na escola católica, Convento of the Sacred Heart, na região em que vivia. Com 13 anos compôs sua primeira canção. Com 14 anos, acompanhada da mãe, cantava em casas noturnas. Foi admitida na Tisch School of Arts, onde estudou música, abandonando o curso no segundo ano, para se dedicar à carreira artística.

Nos primeiros anos trabalhou com pequenas gravadoras e compôs algumas canções para ela e para outros artistas. O nome “Lady Gaga” surgiu com a ajuda do produtor musical Rob Fusari, com base na música “Radio Gaga”, da banda Queen.

Em 2008, Lady Gaga lançou seu primeiro álbum “The Fame”, disco todo composto por ela, que foi um grande sucesso, com quatro canções em primeiro lugar nas paradas do Reino Unido, Canadá, Alemanha e Áustria. Em 2009, seu álbum de estreia é relançado com o nome de “The Fame Monster”, edição que acompanha outro disco contendo um EP com oito canções inéditas. Suas músicas de divulgação foram “Alejandro”, “Telephone” e “Bad Romance”. Iniciou a turnê “The Monster Ball Tom”, que durou um ano e meio.

Em 2011, lançou o terceiro álbum de estúdio “Born This Way”, que teve quatro single no Top 10, “Born This Way”, “Judas”, “The Edge of Glory” e “Yoü and I”. Em 2013 a cantora lançou seu quarto álbum de estúdio “ARTPOP”. 

O primeiro single “Applause”, que vendeu mais de sete milhões de cópias, foi considerado pelos fãs uma das melhores músicas que a cantora já fez.

Lady Gaga optou por um caminho radical e menos fashion. Sua tática é a do choque estético, com suas roupas extravagantes e chocantes, fazendo seu público esperar um susto a cada aparição. A cantora foi indicada a diversos prêmios, vencendo em 2008, o de Melhor Álbum Dance/Eletrônico, com “The Fame” e o de Melhor Artista feminina: Pop Rock, da American Music Awards.

Em 2014 Lady Gaga lançou em parceria com Tony Bennett, o álbum de Jazz “Cheek to Cheek”, que foi um grande sucesso, ficando em primeiro lugar de vendas nos Estados Unidos, atingindo em seu primeiro dia 202 mil cópias.

Ao receber o Oscar de Canção Original nessa última edição do Oscar, Lady Gaga deixou uma lição de profissionalismo, foco e determinação. Foram suas as palavras:

"Se você está em casa, no seu sofá, assistindo a isso, tudo o que eu tenho a dizer é que esse é um trabalho duro. Eu trabalhei duro por muito tempo para chegar até aqui. Não é sobre ganhar, é sobre não desistir. Se você tem um sonho, lute por ele. Existe uma disciplina. Não é sobre quantas vezes você foi rejeitado, caiu e teve que levantar. É quantas vezes você fica em pé, levanta a cabeça e segue em frente."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES