Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Maior acidente aéreo da história deixa mortas 520 pessoas

O avião sofreu uma descompressão repentina após 15 minutos de voo e perdeu completamente o controle.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O maior acidente aéreo da história da aviação comercial do mundo aconteceu nesta data, em 12 de Agosto de 1985, deixando o gigantesco saldo de 520 pessoas mortas. É até hoje o maior número de mortos em um único acidente aéreo.

A tragédia envolveu um Boeing 747SR (JA8119) da Japan Airlines, que decolou de Tóquio – Haneda no final da tarde para um voo de rotina até Osaka. Comandado pelo piloto Masami Takahama e o primeiro-oficial Yutaka Sasaki, o avião sofreu uma descompressão repentina após 15 minutos de voo e perdeu completamente o controle.

Voo da Japan Airlines decolou de Tóquio até Osaka - Foto: Reprodução

Com desespero, os pilotos tentaram estabilizar o jato, mas já sem controles hidráulicos, o 747 começou a oscilar para cima e para baixo, à total mercê da física. Despressurizado, o jumbo permaneceu flutuando em uma faixa de altitude de 20.000–24.000 pés (6.100–7.300 m) por 18 minutos. Os pilotos acharam a situação quase impossível de compreender, lutando para descobrir como descer a aeronave sem os controles de voo.

Por sua dimensão e as lições aprendidas, esse acidente é amplamente divulgado na mídia mundial, tendo sido objeto de inúmeros documentários.

Por conta de sua dimensão, a tragédia foi objeto de inúmeros documentários - Foto: Reprodução

Embora houvesse um erro de manutenção que desencadeou o fim trágico da aeronave, a empresa não se responsabilizou oficialmente e atribuiu todo o acontecimento a um acidente. À época do evento, o presidente da empresa, Yasumoto Takagi, renunciou ao cargo, enquanto que o gerente de manutenção, Hiro Tominaga, e o engenheiro que liberou a aeronave para voar, Susuma Tajima, se suicidaram.

Mas isso custou caro para a JAL, resultando num abalo fortíssimo à sua reputação e perda quase que instantânea de 25% de seus passageiros, que cancelaram voos com medo e migraram para a concorrente All Nippon Airways.

A empresa não se responsabilizou oficialmente e atribuiu o acontecimento a um acidente - Foto: Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES