Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Maior acidente aéreo dos EUA matou 279 pessoas em Chicago

Ninguém sobreviveu ao desastre, o mais grave já ocorrido na história da aviação nos Estados Unidos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos acidentes aéreos mais graves da história da aviação comercial mundial aconteceu no dia 25 de Maio de 1979, há exatos 40 anos, quando um DC-10, da American Airlines, com 279 pessoas a bordo, explodiu e incendiou-se, pouco depois de decolar do aeroporto internacional O'Hare, em Chicago, para um vôo direto para Los Angeles. 

Ninguém sobreviveu ao desastre, o mais grave já ocorrido na história da aviação nos Estados Unidos. O aparelho caiu perto de um estacionamento de veiculos e um empregado de outra empresa área afirmou que pôde ver as chamas de uma distância de 13 quilômetros. O jato ficou inteiramente destruído.

Um porta-voz da FAA - Administração Federal de Aviação dos EUA - informou que o aparelho projetou-se ao solo, pouco após decolar, acrescentando que sua lotação esta completa. Segundo o porta-voz, o jato - um dos maiores em operação à época no mundo - caiu a cerca de 800 metros do final da pista. 

Equipes de resgate e bombeiros foram enviados com urgência para o local da catástrofe, mas tiveram problemas de acesso, em virtude do enorme fluxo de veículos, normal nas sextas-feiras em Chicago.

A companhia informou que o avião cumpria o vôo 191 com destino a Los Angeles, sem escalas. Seu horário de saída de Chicago estava marcado para as 15h45 locais. O jato deveria chegar ao aeroporto internacional de Los Angeles, na Califórnia, às 19h42 locais.

Uma testemunha do acidente disse, ainda impressionada, à "United Press International": "Ele virou totalmente. Quando tocou o solo, desintegrou-se. O calor era tão intenso que atingia meu rosto. Não pode haver sobreviventes nesse avião, tenho certeza".

A American Airlines, proprietária do jato, informou, pouco depois do desastre, que o aparelho transportava 279 pessoas, entre passageiros e tripulantes, e confirmou que nenhuma delas sobreviveu.

Anteriormente, o pior acidente havia ocorrido no dia 25 de setembro do ano de 1978, em San Diego, na Califórnia, quando um Boeing-727, da Pacific Southwest Airlines, chocou-se, durante um vôo, contra um pequeno avião executivo e se espatifou sobre um bairro da cidade. Naquela ocasião morreram 144 pessoas.

Centenas de pessoas observaram  a queda do DC-10, inclusive os ocupantes de um "camping", que escaparam por pouco de serem alcançados pelos destroços do avião que se espalharam por uma grande área.

Autoridades aeronáuticas norte-americanas já iniciaram uma investigação para apurar as causas da tragédia. Um porta-voz da American Airlines já informou que, antes da queda, o aparelho perdeu um de seus motores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES