Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Martin Luther King, morto por defender negros, faria hoje 90 anos de idade

Memória

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi no dia 15 de Janeiro de 1929, em Atlanta, Geórgia, Estados Unidos, que nasceu Martin Luther King, que se transformaria no mais importante ativista na luta a favor dos direitos civis dos negros dos Estados Unidos, a ponto de receber, em 1964,com apenas 35 anos de idade, a honrosa menção de Prêmio Nobel da Paz concedido pelo ONU.

Desde muito jovem, Martin Luther King tomou consciência da segregação social e racial em que viviam os negros de seu país, em especial nos Estados do Sul. Em 1956 começou sua luta pelo reconhecimento dos direitos civis dos negros norte-americanos, com métodos pacíficos, inspirado na figura de Manhattan Gandhi e na teoria da desobediência civil de Henry David Thoreau, as mesmas fontes que inspiraram a luta de Nelson Mandela contra o Apartheid na África do Sul.

Em 1963, sua luta alcançou momentos culminantes, ao liderar a “Marcha Sobre Washington”, que reuniu 250 mil pessoas e na qual fez o célebre pronunciamento intitulado “I Have a dream” ( Eu Tenho Um Sonho), onde descreve uma sociedade na qual negros e brancos possam viver harmonicamente. Martin Luther King e outros representantes de organizações antirracistas foram recebidos pelo Presidente John Fitgerald Kennedy, que se comprometeu agilizar sua política contra a segregação nas escolas e a questão do desemprego que afetava de modo especial toda a comunidade negra.

No dia 22 de novembro de 1963, o Presidente Kennedy foi assassinado. Em 1964 foi criada a Lei dos Direitos Civis, que garantia a tão esperada igualdade entre negros e brancos. Nesse mesmo ano Martin Luther King recebeu o “Prêmio Nobel da Paz”.

Donald Uhrbrock/The LIFE Images Collection/Getty Images

A luta continuou. Em 1965, Martin Luther King encabeçou uma manifestação de milhares de defensores dos diretos civis desde Selma até Montgomery. Mas sua luta teve um fim trágico, quando sua vida foi interrompida por um tiro enquanto descansava na sacada de um hotel em Menphis.

O assassinato de Marytin Luther King ocorreu no dia 4 de abril de 1968.

Photo by Ted Williams/Iconic Images/Getty Images



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES