Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Massacres acontecidos em 18 de julho deixaram 139 pessoas mortas

Esta data de 18 de Julho ficou, de certa forma, marcada na história como o Dia dos Massacres

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Esta data de 18 de Julho ficou, de certa forma, marcada na história como o Dia dos Massacres. Pois, foi nesse dia, em 18 de Julho de 1984, no bairro de San Isidro, na cidade de San Diego, na Califórnia, que aconteceu uma enorme tragédia, que ficou conhecida como o Massacre do McDonald´s.

Um homem de 41 anos de idade, de nome James Huberty, abriu fogo contra os clientes da lanchonete, que se encontrava lotada, matou 21 pessoas e feriu outras 19, até ser morto por um atirador de elite. O atirador disparou 77 tiros e só parou quando foi atingido

O motivo do atentado nunca ficou conhecido, mas acredita-se que Huberty tinha tendências suicidas. Outros dizem que ele teve um acesso descontrolado de raiva ou que estava agindo por vingança. Seus colegas de trabalho e vizinhos o descreviam como "sombrio", violento, paranoico e de "pavio curto". Ele também tinha um histórico de violência doméstica, batendo tanto na esposa quanto nas filhas.

Na época, havia sido o maior massacre perpetrado dentro nos Estados Unidos por uma pessoa com arma de fogo, sendo superado sete anos depois pelo Massacre de Luby, na cidade de Killeen (Texas), que matou 24 pessoas.

Também neste dia, em 18 de Julho de 1994, acontece o maior atentado terrorista da Argentina, a explosão do prédio da Associação Mutual Israelita Argentina (Amia) em Buenos Aires. Morreram 85 pessoas e mais de 300 ficaram feridas.

Pouco antes das 10h de uma segunda-feira, 18 de julho de 1994, foram detonados 400 quilos de explosivos que estavam em uma camioneta estacionada em frente ao edifício onde funcionava a entidade.

Dois anos antes houve um outro atentado terrorista contra a embaixada de Israel em Buenos Aires, quando foram assassinadas 29 pessoas.

Dias depois do atentado da Amia, um jornal libanês publicou um anúncio de um grupo chamado Ansar Allah que reivindicava a autoria da explosão.

Ainda em 18 de Julho, no ano de 2019, um incêndio criminoso no estúdio da Kyoto Animation, no Japão, deixou 33 pessoas mortas. O incêndio foi praticado por um homem de 41 anos, que entrou no estudio de animação, jogou um produto inflamável e ateou fogo. Ele se feriu na ação e foi levado sob custódia policial para um hospital.

Cerca de 70 pessoas estavam nos estúdios da Kyoto Animation por volta das 10h30 no horário local (22h30 em Brasília) quando um homem não identificado entrou no imóvel de três andares e jogou um líquido inflamável. Durante a ação, ele gritou: "Morram".

Incêndio no KyoAni: por que o estúdio Kyoto Animation é tão importante para os fãs de anime?

Testemunhas disseram que as chamas se espalharam rapidamente e ainda não se sabe quantas pessoas conseguiram deixar imóvel ilesas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES