Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Meryl Streep, atriz mais premiada do cinema, chega hoje aos 71 anos

Maryl Streep também já recebeu 29 indicações ao Globo de Ouro, das quais venceu em oito vezes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com uma carreira plenamente vitoriosa, ostentando vinte e uma indicações ao Oscar( um recorde absoluto entre as categorias ligadas à atuação), e detentora de três estatuetas por seu desempenho no cinema, Maryl Streep chega hoje aos 71 anos de idade, nascida em Summit, Nova Jérsei, EUA,em 22 de junho de 1949.

Maryl Streep também já recebeu 29 indicações ao Globo de Ouro, das quais venceu em oito vezes. Tornando-se, assim, a atriz mais premiada em toda a história do prêmio. A atriz também já recebeu três Emmys, dois Screen Actors Guild Awards, o meljor de atriz no Festival de Berlim, cinco no New York Film Critics Circle Awards, dois Bafta, dois Australian Fil e quatro indicações ao Grammy Award.

Crédito: Jack Manning/The New York Times

Meryl participou de montagens teatrais em Nova Iorque e Nova Jersey depois de ter se graduado em Yale. Estreou na Broadway no musical "Happy End", e continuou atuando nos teatros até o início dos anos 1980.

"Temporada Mortal" (1977) marcou o começo da atriz nos cinemas. Ainda no mesmo ano, estrelou "Julia". Foi em 1978, estrelando a minissérie "Holocausto" que Meryl se tornou uma atriz nacionalmente famosa. Vencendo, inclusive, o Emmy de Melhor Atriz em uma Minissérie. "O Franco Atirador" foi lançado um mês depois, rendendo uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. 

Crédito: Universal Studios

 Meryl foi aclamada pela crítica pelos três filmes lançados em 1979: "Manhattan", "A Vida Íntima De Um Político" e "Kramer vs. Kramer". Recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelo Los Angeles Film Critics Association Award, o National Board of Review Award e o National Society of Film Critics Award. Além disso, com "Kramer vs. Kramer", venceu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante.

Crédito: Columbia Pictures

Seu primeiro papel principal foi no filme "A Mulher do Tenente Francês", em 1981. Nessa época, um artigo na New York Magazine afirmou que enquanto muitas estrelas femininas do passado haviam cultivado uma identidade singular em seus filmes, Meryl era uma "camaleoa", capaz de interpretar qualquer tipo de papel.

 O Oscar de Melhor Atriz veio com "A Escolha de Sofia" em 1982. Em 'Ela é O Diabo" (1989), Meryl fez a sua primeira comédia. Entre 1984 e 1990, ganhou seis People's Choice Awards de melhor atriz cinematográfica, e em 1990 foi indicada como a "Melhor do Mundo".Em 2002 ela interpretou uma personagem real, a jornalista Susan Orlean no filme "Adaptação". Aclamado pela crítica e pelo público, o filme deu a Meryl seu quarto Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante. 

Crédito: Universal Studios

Comercialmente, um de seus maiores sucessos foi "O Diabo Veste Prada" (2006). Sua performance atraiu elogios dos críticos e ganhou muitas indicações a prêmios, incluindo a sua 14ª indicação ao Oscar, e outra vitória nos Globos de Ouro.

Crédito: 20TH Century Fox

Em 2007, estrelou quatro filmes: "Fúria Pela Honra", "O Suspeito", "Leões E Cordeiros" e "Ao Entardecer" ao lado de sua filha Mamie Gummer. Em 2008, Meryl participou de outro grande sucesso comercial, o musical "Mamma Mia!", sendo indicada ao Globo De Ouro. Outro sucesso deste ano foi "Dúvida", filme que também lhe rendeu a indicações, ao Oscar e ao Globo De Ouro. No ano seguinte, por "Julie & Julia", ela recebeu sua 16ª indicação ao Oscar.

Em 2011 Meryl estrelou mais uma protagonista, sendo Margaret Thatcher em "A Dama De Ferro". O filme rendeu o Globo De Ouro e o BAFTA de Melhor Atriz, além seu terceiro Oscar. Em 2012 ela recebeu sua 27ª indicação ao Globo de Ouro, com a comédia "Um Divã Para Dois".

Crédito: The Weinstein Company

Em 2013, no filme "Álbum de Família", a performance de Streep foi responsável pela sua 18ª indicação ao Oscar. E também foi duas vezes indicada ao SAG Awards, como melhor atriz e melhor elenco, e ao seu 28ª Globo de Ouro, na categoria Melhor Atriz no Cinema - Comédia/Musical. A atriz tem no total três Oscar, sendo dois de Melhor Atriz e um de Atriz Coadjuvante; Oito Globos De Ouro; Dois BAFTA; Dois Emmy; Um prêmio de Melhor Atriz No Festival de Cannes e dois prêmios no Festival De Berlim.

Crédito: The Weinstein Company



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES