Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Michael Jackson faria hoje 61 anos e sua morte ainda é um mistério

Michael Jackson nasceu em Indiana, Estados Unidos, no dia 29 de agosto de 1958

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Michael Jackson, o Rei do Pop, um dos artistas mais revolucionários do mundo musical em todos os tempos, faria nesta data 61 anos de idade, nascido em 29 de Agosto de 1958. Foi a extraordinária atriz Elizabeth Taylor, um dos ícones do cinema no século 20, quem deu a Michael o apelido de Rei do Pop, que se popularizou e o consagrou.

Morto em 25 de Junho de 2009, já completados 10 anos, vítima de intoxicação por propofol e benzodiazepina, encontrado em sua residência em Holmby Hills, Michael Jackson foi um cantor, compositor e dançarino norte-americano, que figura como um dos maiores artistas do showbiz mundial.

Michael Jackson nasceu em Indiana, Estados Unidos, no dia 29 de agosto de 1958. Filho de Joseph Walter Jackson (conhecido como Joe) e Katherine Scruse Jackson, Michael era o sétimo de nove irmãos.

A família de Michael Jackson era humilde e vivia em uma casa com apenas dois quartos. Joe Jackson trabalhava em uma usina siderúrgica e, como hobby, tocava guitarra e era empresário musical. A mãe, Katherine, também era ligada à música e tocava piano na igreja. O menino prodígio começou a cantar aos cinco anos de idade.

A primeira aparição de Michael na mídia foi em 1964 quando se apresentou com o grupo The Jackson Five (inicialmente o conjunto chamava Jackson Brothers) ao lado dos irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon. Como Michael era o caçula, ficou conhecido como Little Michael.

No final dos anos sessenta eles já haviam assinado um contrato com a gravadora Motown Records. Em pouco tempo, com as suas grandes performances, o grupo alcançou o topo das paradas.

Em 1966, Michael Jackson, o mais novo dos irmãos, se tornou o vocalista e dançarino principal do conjunto.

O primeiro grande sucesso veio em 1969 com a música I Want You Back. Depois surgiram os singles All be there (1970) e ABC (1970). Levados para Los Angeles, os meninos foram transformados em astros mundiais. O grupo gravou 15 álbuns de sucesso.

Em 1970 o irmão Jermaine deixou o grupo para seguir carreira solo, o conjunto então mudou o nome para The Jacksons. Os maiores sucessos dessa época foram: Enjoy yourself (1976), Show you the way to go (1976), Can you fell it (1981) e Blame it on the boogie (1978).

Ainda integrante do grupo, Michael lançou os compactos de sua autoria Go To Be There (1972), Ben (1972), Music & Me (1973) e Forever Michael (1975), todos com grande destaque na mídia. Em 1979 se separou do grupo e iniciou a sua carreira solo com o disco Off the Wall, que vendeu cerca de sete milhões de cópias.

Em 1982, lançou o álbum Thriller, que se tornou um sucesso mundial e viria a se tornar o álbum mais vendido da história da música. Os vídeos de divulgação de suas músicas, entre elas, Billie Jean, Beat it e Thriller, exibidos na MTV, foram considerados os melhores clipes de todos os tempos.

Em 1987 o cantor lançou o disco Bad, que vendeu mais de 25 milhões de cópias. Seguindo a tendência de Thriller, Michael investiu pesado na produção e divulgação de clipes. É desse álbum as canções Smooth criminal e Man in the mirror.

No ano a seguir, Michael lançou a sua autobiografia, o livro Moonwalker.

A morte de Michael Jackson aconteceu há oito anos, mas ainda traz reflexos da vida dos herdeiros do "rei do Pop": atualmente com 18 anos, Paris - segunda filha/herdeira do astro - foi capa pela primeira vez de uma revista e falou suas suspeitas sobre o médico Conrad Murray, que chegou a ficar dois anos preso após ser condenado pela morte de Michael. "É obvio que ele foi assassinado. Ele vivia dando pistas de que estava sendo perseguido. Parece até teoria da conspiração, mas o fãs mais antigos e toda a família acreditam que foi uma armadilha", afirmou a jovem, que teria tentado o suicídio após a morte do pai.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES