Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Milagre salva a vida de 16 jovens que passaram 72 dias isolados nos Andes

Eles foram salvos porque se reuniram e tomaram uma decisão de extrema coragem e totalmente fora da lógica

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 23 de dezembro de 1972, 16 jovens integrantes do time de Rúgbi do Uruguai foram resgatados com vida, depois de sobreviverem por 72 dias isolados no alto da parte mais alta da Cordilheira dos Andes, debaixo do frio e sem alimentação. Esse foi, de fato, um verdadeiro milagre.

Eles foram salvos porque se reuniram e tomaram uma decisão de extrema coragem e totalmente fora da lógica: eles decidiram comer os corpos dos seus companheiros que haviam morrido. E, desse modo cruel, estavam vivos para contar tudo o que acontecera e que mudara radicalmente suas vidas. 

No dia 13 de Outubro daquele ano, o time viajavam de avião para Santiago do Chile, onde disputariam importante partida contra os chilenos. No alto de 4 mil metros de altura o avião chocou-se com a Cordilheira dos Andes, destruindo-se no solo. Ba queda morreram 29 jogadores, membros da equipe técnica e vários familiares que os acompanhavam. 

“Não era para eu estar aqui hoje. Era para eu estar morto e enterrado em uma geleira”. A frase pode parecer dura, mas se levarmos em conta as probabilidades, o empresário Fernando “Nando” Parrado não deveria ter feito a palestra de encerramento da Expert XP 2018, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de setembro. 46 anos antes de subir no palco da maior feira de investimentos do mundo, Parrado e outros 15 jovens contrariaram as estatísticas e sobreviveram durante 72 dias no meio da Cordilheira dos Andes a um acidente aéreo que vitimou 29 pessoas.

O resultado foi um impacto no cume da montanha, a mais de 4 mil metros de altitude, praticamente em velocidade de cruzeiro. O turbo-hélice Fairchild FH-7827 se partiu em dois e desceu a mais de 300 km/h pela neve até parar em um banco de gelo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES