Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Morte de 4 estudantes marca início da Revolução Constitucionalista

O fato aconteceu na praça da República

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O 23 de maio é uma data marcante para a população de São Paulo, sempre lembrada com respeito, pois foi nesse dia, no ano de 1932, há 87 anos, que quatro estudantes paulistas, em confronto com tropas do Governo Vargas, tombaram, vítimas de das balas disparadas pelos militares. O fato aconteceu na praça da República. Era o estopim para uma luta de várias semanas, em que o povo colaborou de todas as formas para a vitória das forças de São Paulo.

A tragédia foi determinante para que fosse criado o movimento chamado de MMDC, numa alusão aos quatro jovens assassinados: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Os jovens somam-se a milhares de paulistanos que exigiam que o então Governo Getúlio Vargas (1930-1945) desse ao Brasil uma nova Constituição.

LEIA MAIS: Filme de Tarantino revive os 50 anos da morte brutal de Sharon Tate

Em memória dos jovens mortos, a data passou, desde então, a ser celebrada como o Dia do Soldado Constitucionalista, que é comemorada em todo o Brasil, com especial destaque no Estado de São Paulo.

Meses após esse sangrento episódio, em 9 de julho, os revolucionários decidiram pegar em armas e convocar voluntários para o que ficou conhecido como Revolução Constitucionalista.

Os paulistas, apesar do ânimo que os movia, cercados de dificuldades materiais para adquirir armas, munições e alimentos, foram derrotados pelas tropas do governo central.

Mesmo sendo obrigados a reconhecer a derrota, os paulistas foram contemplados, meses depois, com a vitória sobre os objetivos do movimento. Em 1934 Vargas anunciou uma nova Constituição para o país, num certo reconhecimento de que a causa era justa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES