Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Morte de 96 torcedores em campo faz justiça condenar 14 Hooligans

Esse, que ficou conhecida como A “Tragédia de Hillsborough” foi um incidente que ocorreu em 15 de abril de 1989.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 29 de Abril de 1989, quatorze torcedores do Liverpool FC, da Inglaterra, foram condenados à prisão, num dos julgamentos mais rápidos da justiça inglesa. Esses 14 hooligans foram os principais agentes que iniciaram uma briga, dentro de campo, na partida entre o Liverpool FC e o Nottingham Forest, que resultou na morte, pisoteados, de 96 torcedores e deixou 766 outros feridos, muitos de maneira grave.

Esse, que ficou conhecida como A "Tragédia de Hillsborough" foi um incidente que ocorreu em 15 de abril de 1989 no Estádio Hillsborough, em Sheffield (Inglaterra) durante o jogo entre Liverpool FC e Nottingham Forest, válido pelas semifinais da Taça da Inglaterra. A condenação ocorreu duas semanas depois do episódio e esse fato mudou radicalmente os esquemas de segurança nos estádios ingleses, com repressão progressiva aos violentos hooligans.

Tragédia de Hillsborough causou a morte de 96 torcedores - Foto: AP

As investigações apontaram que a tragédia aconteceu não apenas pela ação violenta por parte desses torcedores, mas foram também causadas pela sobrelotação do estádio, bem como o seu péssimo estado de conservação. Além disso, o local não cumpria as normas mínimas de segurança.

A "Tragédia de Hillsborough" aconteceu quatro anos depois da Tragédia de Heysel, que ocorreu também durante uma partida do Liverpool FC, e que fez com que o clube fosse punido por seis anos de suspensão pela UEFA.

Mortes aconteceram por conta de sobrelotação no estádio - Foto: AP

No fim dos anos 80, a Inglaterra vivia o auge do hooliganismo e muitas vezes envolvia invasões de campo e violência antes e depois do jogo. Um dos acontecimentos envolvendo os hooligans foi a desastre do estádio Heysel, que aconteceu antes da final da Copa dos Campeões da Europa de 1985 entre Juventus e Liverpool, no estádio de Heysel, na Bélgica. Na ocasião, 39 torcedores, a grande maioria da Juventus, morreram imprensados contra um muro após tumulto iniciado pelos torcedores dos Reds. Como punição ao ocorrido, os clubes do país foram banidos de competições continentais por cinco anos.

O Estadio Hillsborough era um dos poucos da Inglaterra considerados aptos a receber jogos de grande porte e era um local muito usado para jogos decisivos da Copa da Inglaterra na década de 1980, já tendo hospedado um total de cinco semifinais. Um acidente anterior já havia ocorrido oito anos antes, em um jogo entre Tottenham e Wolverhampton, e teve um total de 38 feridos. Isto levou o Sheffield Wednesday a alterar o projeto do setor Leppings Lane End, dividindo-a em três compartimentos separados. Esta foi novamente dividida, aumentando o número de compartimentos para cinco quando o Sheffield Wednesday subiu para a Division One em 1984. Sendo um dos maiores estádios do país, foi escolhido pela Football Association para sediar a semi final da Copa da Inglaterra de 1989.

Estadio Hillsborough era um dos poucos com capacidade para receber grandes jogos - Foto: Reprodução

Torcedores morreram pisoteados por conta de lotação em estádio - Foto: AP



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES