Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Muitos países do mundo celebram hoje o Dia dos Namorados

Além de protetor dos namorados, São Valentim é também padroeiro dos apicultores e dos portadores de epilepsia

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste 14 de Fevereiro celebra-se o Dia dos Namorados em várias partes do mundo, de diferentes continentes, diferentemente do Brasil, cuja data é festejada em 12 de junho. Além da data, a celebração de hoje muda também de nome, sendo conhecida como Valentine`s Day, nuema homenagem a São Valentim, um sacerdote romano que foi decapitado pelo Imperador Claudius II nos anos 1400. Seu martírio ocorreu num dia 14 de fevereiro. Valentim teria desobedecido ao Imperador, e realizado vários casamentos às escondidas. Daí o castigo mortal. Daí, igualmente, ser escolhido como santros protetor dos namorados.

Além de protetor dos namorados, São Valentim é também padroeiro dos apicultores e dos portadores de epilepsia. A ele é pedido que que vigie a vida dos amantes, mas também que faça intervenções relacionadas com a apicultura e a epilipsia, bem como a praga, desmaios e viagem. O crânio de São Valentim pode ser visto em exibição na Basília de Santa Maria, em Cosmedin, em Roma. Seu esqueleto foi encontrado numa escavação, no início dos anos 1.800.

Entre os mais variados países que festejam hoje o Valentine”s Day, estão os Estados Unidos, Espanha, França, Canadá, Portugal, México, Equador, República Dominicana, Costa Rica, El Salvador, Panamá, Honduras, Peru, Goianas, Colômbia.

O que poucas pessoas sabem é que o dia é também de intensas comemorações em boa parte da Ásia, especialmente no Sudeste Asiático. Na Coreia do Sul e no Japão o costume é de as mulheres presentearem os homens com flores e chocolates.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES