Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Mulher atira duas vezes contra o presidente dos EUA, que escapa ileso

O tiro passou de raspão, quase o atingindo. O outro disparo atingiu John Ludwig, um motorista de táxi de 42 anos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 22 de setembro de 1975, uma mulher atirou duas vezes contra o Presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford. Em meio à multidão que aguardava a saída do presidente em San Francisco, na Califórnia, a uma distância de apenas 12 metros, ela mirou a cabeça de Gerald Ford. O tiro passou de raspão, quase o atingindo. O outro disparo atingiu John Ludwig, um motorista de táxi de 42 anos que estava dentro do hote. Ele foi atingido na virilha, mas sobreviveu. Um espectador chamado Oliver Sipple ouviu o som do primeiro tiro e mergulhou sobre a mulher, agarrando seu braço de tiro antes que ela puxasse o gatilho outra vez.

A mulher que praticou esse atentado contra o presidente era Sara Jane Moore, uma norte-americana que um dia antes havia sido detida pelo serviço secreto dos EUA por portar uma arma não legalizada, mas foi libertada. A polícia confiscou pistola de 44 calibre e 113 cartuchos de munição.

Mulher atira duas vezes contra o presidente dos EUA, que escapa ileso - Foto: Reprodução

Ainda no início daquele ano de 1075, Moore havia sido avaliada pelo Serviço Secreto, mas os agentes decidiram que ela não representava perigo para o presidente.

Às 15h30, depois de falar com o Conselho de Assuntos Mundiais, Ford saiu da entrada da Post Street do St. Francis Hotel na Union Square e caminhou em direção à limusine. Antes de embarcar no veículo, ele parou e acenou para a multidão que se reunia do outro lado da rua.

Sara Jane Moore estava parada no meio da multidão a 12 metros de Ford quando ela disparou dois tiros com seu revólver .38 Especial. O primeiro tiro errou a cabeça de Ford por 5 centímetros e passou pela parede acima da porta pela qual Ford havia acabado de sair. O segundo tiro atingiu John Ludwig, um motorista de táxi de 42 anos que estava dentro do hotel, na virilha. Ludwig sobreviveu.

Presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford - Foto: Reprodução

O capitão da polícia de São Francisco, Timothy Hettrich, agarrou Moore e tirou a arma de sua mão. Muitos outros oficiais se juntaram imediatamente para subjugar Moore. Nesse ínterim, a equipe do Serviço Secreto do presidente empurrou Ford para dentro de sua limusine, onde o Serviço Secreto e Donald Rumsfeld estavam em cima dele. A limusine correu para o Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO), onde a Ford embarcou no Força Aérea Um e, após ser acompanhada pela primeira-dama, voou de volta para Washington, DC

Moore se declarou culpada das acusações de tentativa de assassinato em 12 de dezembro de 1975. No mês seguinte, em 15 de janeiro, ela foi condenada à prisão perpétua. Em 31 de dezembro de 2007 com 77 anos, Moore foi colocada em liberdade condicional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES