Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Mundo celebra o Dia Internacional do Livro

Data vem sendo festejada em todo o mundo no dia da morte de William Shakespeare e de Miguel de Cervantes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje, 23 de Abril, é celebrado em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, o Dia Internacional do Livro, uma iniciativa adotada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), em 1995. Desde então, ele vem sendo festejado em todo o mundo no dia da morte de William Shakespeare e de Miguel de Cervantes, o 23 do abril. Os dois consagrados escritores morreram em 23 de Abril de 1616.

Mais de cem países promovem atividades especiais neste dia. Segundo o diretor-geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, "este dia ressalta mundialmente a importância do livro nos setores da criação, da indústria, bem como da política nacional e internacional".

Nesse dia, grandes obras da literatura mundial são relembradas, discutidas e reverenciadas. É uma oportunidade para celebrar os títulos de autores consagrados, como: Safo, Miguel de Cervantes, Mary Shelley, Machado de Assis, Thomas Mann, James Joyce, Aldous Huxley, George Orwell, Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu.

William Shakespeare  e Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes Saavedra: nasceu na provável data de 29 de setembro, em 1547, no município espanhol de Alcalá de Henares. O soneto A la muerte de la reina doña Isabel de Valois, publicado em 1569, supostamente, foi sua primeira obra poética. No entanto o sucesso só veio em 1605, quando o escritor publicou El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha. Morreu em 23 de abril de 1616.

William Shakespeare: nasceu no ano de 1564, em Stratford, na Inglaterra, supostamente em 23 de abril. Coincidentemente, em 1616, ele morreu, ao que se acredita, no mesmo dia do nascimento. Escreveu 38 peças, dois poemas narrativos e 154 sonetos. Suas peças de teatro são conhecidas mundialmente, como: Hamlet, Romeu e Julieta, Rei Lear e Otelo. Ele foi poeta, dramaturgo e ator.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES