Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Na Festa da Bastilha, caminhão é jogado sobre público e mata 84 pessoas

O gabinete da Procuradoria de Paris abriu investigação para apurar se o ataque foi mesmo terrorismo.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ações terroristas sacudiram a França em 14 de Julho de 2016, quando milhares de pessoas participavam, em Nice, da histórica festa comemorativa à queda da Bastilha, o mais importante episódio da vida dos franceses. Em meio às festas, um caminhão conduzido por um terrorista-suicida percorreu cerca de dois quilômetros contra o público, atropelou diversas pessoas que assistiam à queima de fogos alusiva ao Dia da Bastilha, matando dezenas e ferindo outras pessoas.

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, afirmou que 84 pessoas morreram e 18 ficaram em estado de "emergência absoluta", consideradas em estado muito grave.

O presidente francês, François Hollande, disse que o atentado tem "caráter terrorista".  O gabinete da Procuradoria de Paris abriu investigação para apurar se o ataque foi mesmo terrorismo. Seria o terceiro ataque terrorista no país em um ano e meio.

84 pessoas morreram e 18 ficaram em estado grave após atentado - Foto: Eric Gaillard/Reuters

O ataque aconteceu no Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida à beira-mar, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília). O procurador de Nice, Jean-Michel Prêtre, disse que o veículo percorreu 2 km entre a multidão.

O Ministério do Interior francês confirmou que o motorista foi morto. O caminhão estava cheio de armas e granadas. O jornal "Nice Matin" disse que um de seus repórteres estava no local acompanhando a celebração e relatou que as pessoas correram em várias direções. O clima foi de pânico, já que ninguém sabia se era um acidente ou se o motorista atingiu as pessoas deliberadamente. Várias delas entraram no mar para se proteger.

Caminhão conduzido por um terrorista suicida percorreu dois quilômetros contra o público - Foto: Valery Ache/AFP Photo

Algumas testemunhas dizem que a polícia atirou contra o motorista para tentar impedir os atropelamentos e que "ocupantes" do veículo também atiraram, sem precisar quantas pessoas estariam no caminhão. Fontes policiais disseram que o motorista era um franco-tunisiano de 31 anos morador de Nice, segundo a France Press. O documento de identidade dele foi encontrado no interior do veículo.

Táxis que estavam na região transportaram gratuitamente pessoas que tentavam deixar o local logo após o caminhão avançar sobre a multidão. A polícia montou um perímetro de isolamento e cercou o veículo. A prefeitura de Nice informou que a avenida permanecerá fechada no dia seguinte.

Motorista era um franco-tunisiano de 31 anos, morador de Nice - Foto: Eric Gaillard/Reuters

Um vídeo publicado no Twitter mostra um caminhão, que parece ser o que foi usado no atropelamento, acelerando em direção às pessoas. 

O presidente francês François Hollande, que estava em Avignon (sudeste), voltou a Paris para chefiar o gabinete de crise montado no ministério do Interior na madrugada de quinta. "A França chorou, está ferida, mas é forte, e sempre será mais forte que os fanáticos que a atacaram hoje", disse.

O presidente francês disse que decidiu prolongar mais uma vez o estado de exceção, que entrou em vigor após os atentados de novembro de 2015 e seria encerrado em 26 de julho. A Operação Sentinela mobiliza dez mil militares, além de policiais. Ele ainda afirmou que vai fazer um chamado aos militares da reserva para auxiliar no policiamento do território francês e das fronteiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES