Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Nas celebrações da queda da Bastilha, atentado terrorista deixa 86 mortos

O massacre aos franceses só foi interrompido quando a polícia conseguiu atirar e matar o motorista/terrorista

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As celebrações da Revolução Francesa (Queda da Bastilha), que ocorrem nesta data em todo o território da França, nunca mais foram vividas com a intensidade da alegria e do orgulho inerentes à ao seu povo, desde que, em 14 de Julho de 2016, um ataque terrorista aconteceu na cidade de Nice, exatamente durante os festejos tradicionais, deixando 86 pessoas mortas e 458 feridas, dos quais cerca de 18 em estado muito grave. O atentado aconteceu quando um terrorista, dirigindo um caminhão, colocou o veículo em alta velocidade contra a multidão que ocupava as ruas da cidade francesa. O massacre aos franceses só foi interrompido quando a polícia conseguiu atirar e matar o motorista/terrorista.

A Revolução Francesa foi um período, entre 1789 e 1799, de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu. A monarquia absolutista que tinha governado a nação durante séculos entrou em colapso em apenas três anos.

A sociedade francesa passou por uma transformação épica, quando privilégios feudais, aristocráticos e religiosos evaporaram-se sobre um ataque sustentado de grupos políticos radicais, das massas nas ruas e de camponeses na região rural do país. Antigos ideais da tradição e da hierarquia de monarcas, aristocratas e da Igreja Católica foram abruptamente derrubados pelos novos princípios de Liberté, Égalité, Fraternité.

Corpos são vistos no chão após caminhão avançar contra a multidão em Nice (Foto: Eric Gaillard / Reuters) 

As casas reais da Europa ficaram aterrorizadas com a revolução e iniciaram um movimento contrário que, até 1814, tinha restaurado a antiga monarquia, mas muitas reformas importantes tornaram-se permanentes. O mesmo aconteceu com os antagonismos entre os partidários e inimigos da revolução, que lutaram politicamente ao longo dos próximos dois séculos.

Embora a Revolução Francesa seja um orgulho para seu povo e um exemplo motivador de liberdade e fraternidade para a Europa, especialmente, mas também para o mundo, sempre existiram resquícios de inconformismo por parte da velha oligarquia ainda remanescente na nação. No caso desse atentado mortal de 14 de Julho de 2016, o Estado Islâmico, bastante presente em teritporio francês, reivindicou a autoria do atentado, confirmando que o condutor do caminhão "era um dos soldados" instruídos a cometer atentados terroristas contra países que participem de ações bélicas contra o grupo.

Por volta de 22h10 CEST (20h10 UTC), 30 minutos antes do incidente, um grande caminhão branco foi visto se aproximando da Promenade des Anglais. "Ele estava acelerando, freando, acelerando novamente e freando de novo. Nós achamos estranho", disse Laicia Baroi, uma testemunha ocular. O caminhão, em seguida, virou-se para o calçadão e virou a sudoeste.

Caminhão que atropelou multidão na cidade de Nice, na França, ficou com vidro perfurado por tiros da polícia local (Foto: Valery Hache / AFP Photo) 

Os fogos de artifício em comemoração ao Dia da Bastilha estavam terminando em torno de 22h40 CEST (20h40 UTC), quando o caminhão violou as barreiras de veículos opostas ao hospital infantil Lenval. Um motociclista tentou ultrapassar o caminhão e abrir a porta do lado do condutor, mas caiu sob as rodas do caminhão. Ao verem isto, dois policiais nas proximidades abriram fogo contra o caminhão.

Neste ponto, o motorista acelerou, dirigiu a nordeste e acelerou contra a multidão na avenida, em zigue-zague para acertar os pedestres. A polícia tentou pará-lo com tiros e o motorista atirou de volta contra eles, bem como para pessoas que estavam no meio da multidão. O motorista continuou a dirigir por 2 km, matando e ferindo pedestres. De acordo com uma testemunha ocular um indivíduo de "extraordinária coragem" foi capaz de lutar com o motorista do caminhão, distrai-lo e tirar a arma de fogo que ele portava, enquanto a polícia cercava o caminhão perto do hotel Palais de la Méditerranée. O veículo foi alvejado por tiros e o motorista foi morto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES