Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Navio afunda em mar cheio de tubarões e 287 pessoas morrem

Pelo menos 287 morreram, cerca de 200 foram resgatas com vida e mais de 900 seguiram desaparecidas, sem que seus corpos fossem encontrados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi em 3 de Fevereiro de 2006, que um navio egípcio de passageiros, transportando mais de 1.400 pessoas afundou no Mar Vermelho, pouco depois de zarpar do porto de Duba, na Arábia Saudita, a 40 milhas do porto egípcio de Hurghada. Pelo menos 287 morreram, cerca de 200 foram resgatas com vida e mais de 900 seguiram desaparecidas, sem que seus corpos fossem encontrados.

Desde que helicópteros de resgate avistaram os corpos boiando nas imediações do lugar do naufrágio, às 00:00 UTC da quinta-feira quando foi perdido contato com o barco e sua imagem desapareceu das telas dos radares, várias pessoas foram retiradas das águas turbulentas do mar, onde existe uma presença muito grande dd tubarões. 

O destino do navio era Safaga, ao sul do Egipto. Muitos dos passageiros eram peregrinos que retornavam de Meca. Segundo o ministro egípcio de transportes, o navio cumpria com as medidas de segurança necessárias e não superava o número máximo de passageiros permitido. Segundo o proprietário da companhia armadora, o barco tem 25 anos e estava registrado no Panamá.

Navio afunda em mar cheio de tubarões e 287 pessoas morrem - Imagem ilustrativa

10 grandes naufrágios da história

Os primeiros navios surgiram há cerca de cinco mil anos, eles foram construídos pelos egípcios, os quais registraram rotas pelo Rio Nilo e travessias pelo Mar Vermelho. A partir do século XV, surgiram as caravelas, uma grande evolução da construção naval, usadas pelos portugueses e espanhóis, edificando a época das Grandes Navegações.

No século XIX, as velas foram substituídas pelas caldeiras a vapor, e o casco dos navios, antes de madeira, passou a ser de ferro, permitindo a construção de embarcações maiores e mais resistentes. No século seguinte, a caldeira foi substituída pela turbina a vapor e pelo motor diesel, buscando sempre melhorar a capacidade de transportar carga ou homens e a navegabilidade da embarcação.

A evolução da engenharia naval é um desafio para o homem que busca aprimorar as embarcações, tornando-as capacitadas para melhor cumprir seus objetivos e diminuir os riscos de acidentes navais. Em alguns naufrágios que entraram para a história, de centenas a milhares de pessoas perderam suas vidas. Falaremos de 10 desses maiores naufrágios.

1- RMS Titanic

Número de mortos: 1517

No seu lançamento, o transatlântico Titanic era o maior do mundo. O gigante dos mares era protegido por um sistema inovador de portas a prova d’água e havia sido projetado para navegar com dois a quatro compartimentos inundados. Em sua viagem inaugural, transportando 2227 pessoas, o navio saiu de Southampton, Inglaterra, em direção à Nova Iorque, Estados Unidos.  Na madrugada do dia 15 de Abril de 1912, o navio chocou-se com um iceberg e afundou, resultando na morte de 1517 pessoas.

2- RMS Empress of Ireland

Data do naufrágio: 29 de Maio de 19

Número de mortos: 1012

O RMS empress of Ireland foi construído em 1905 e  tinha capacidade de navegar a 18 nós carregando 1530  passageiros. No dia 28 de Maio, o navio partiu de  Quebec, Canadá, em direção a Liverpool, Inglaterra, com 1477 passageiros. Na madrugada do dia 29, em sua 96ª travessia, a embarcação colidiu com um cargueiro norueguês que seguia para Montreal, Canadá, cheio de carvão. O cargueiro não afundou, mas, infelizmente, o RMS Empress of Ireland não teve a mesma sorte, deixando 1012 mortos.

 3- HMT Royal Edward

Número de mortos: 935

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Royal Edward era responsável por transportar tropas britânicas. Em  sua travessia pelo Mar Egeu, a embarcação foi atingida por torpedos alemães, perdendo energia e afundando a popa. A maior parte dos homens estava nas partes inferiores, o que explica número de mortos.

 4- do naufrágio: 7 de Maio de 1915

Número de mortos: 1195

O Lusitânia era um navio de passageiros, lançado em  1907, e, até a construção do Titanic, sustentou o título de  maior do mundo. No entanto, depois do início da Primeira  Guerra Mundial, foi usado a serviço da Inglaterra. Em sua última viagem, partiu de Nova Iorque em direção a Liverpool. Durante sua travessia, cruzando uma zona de guerra, foi atingido por torpedos alemães. O navio afundou, deixando 1195 mortos.

5- SS Hong Moh

Número de mortos: 900 a 1000

No dia 02 de Março de 1921, o SS Hong Moh saiu de  Hong Kong com destino a Swatow com  aproximadamente 1.183 pessoas a bordo. No dia  seguinte, o navio bateu em algumas rochas e, posteriormente, quebrou em duas partes. O mau tempo dificultou o resgate, e a demora diminuiu o número de sobreviventes, deixando por volta de 900 a 1000 mortos.

 6- MV Doña Paz

Número de mortos: 1565 a mais de 4000

O MV Doña Paz era uma navio filipino que  transportava,  oficialmente, 1583 pessoas em sua última  viagem,  sobreviventes dizem que havia mais de 4000  pessoas a  bordo. O navio colidiu com o MT Vector, um navio tanque que carregava milhares de barris de gasolina e petróleo. A colisão gerou um incêndio no Vector que se estendeu ao Doña Paz, fazendo com que os passageiros pulassem nas águas infestadas de tubarões.

 7- MS Estonia

Número de mortos: 989

O navio carregava 1126 pessoas, e seu naufrágio foi um  dos piores desastres da história da Estônia. O MS  Estonia afundou no dia  28 de setembro de 1994,  durante uma travessia de Tallinn para Estocolmo. Em 1997, uma investigação concluiu que os dispositivos de bloqueio das portas da proa cederam ao impacto das ondas e deixaram a água entrar no convés de veículos, provocando o afundamento.

8- MV  Joola

Número de mortos: 1863

MV Joola era uma balsa governamental e  transportava  oficialmente 1927 pessoas em sua última  viagem. A  embarcação partiu durante uma tempestade e  mar  revolto, afundando ao largo da costa da Gâmbia.

9- MS Al Salam Boccaccio 98

Número de mortos: 1018

Em sua última viagem, a embarcação fazia a travessia  no Mar Vermelho, entre a Arábia Saudita e o Egito,  transportando cerca de 1400 pessoas. A balsa havia  partido em condições de mau tempo e, durante a viagem, um incêndio iniciou-se na praça de máquinas. Ventos fortes e condições do tempo dificultaram o resgate.

10- MS Costa Concórdia

Número de mortos: 32

O Costa Concordia era um luxuoso cruzeiro, levava  cerca  de 4000 pessoas, quando partido do porto de  Civitavecchia  para uma viagem de sete dias. A  embarcação teve sua rota  desviada pelo capitão  Franchesco Schettino, que admitiu, em depoimento, ter-se aproximado para saudar a ilha de Giglio, região da Toscana, navegando em rota de risco. A embarcação abalroou rochas sub-aquáticas e uma série de erros do comando do navio agravou a situação, deixando 32 mortos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES