Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Navio de cruzeiro incendeia e afunda na Ilha Madeira e 128 morrem

Morreram 128 pessoas, sendo 95 passageiros e 33 tripulantes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 22 de Dezembro de 1963, o navio TSMS Lakonia, um cruzeiro de passageiros que partiu de Londres no dia 19 com destino às Ilhas Canárias, para uma viagem de 11 noites, incluindo os festejos de Natal e Ano Novo, ardeu em chamas e afundou ao largo da ilha da Madeira, Portugal.

Morreram 128 pessoas, sendo 95 passageiros e 33 tripulantes.

O “Lakonia’ partiu de Southampton (Reino Unido), a 19 de Dezembro de 1963, e na sua origem de partida embarcaram 1023 pessoas num cruzeiro de 11 dias rumo às ilhas Canárias. O Funchal era o primeiro porto de escala do navio grego e o destino final de 170 passageiros que esperavam passar as férias de Natal na Madeira.

De acordo com os registos da época, o ‘Lakonia’, de 23283 toneladas, dispunha de piscinas, salões e bares, bem como de sala especial para recreio de crianças. Todas as noites havia dança, cinema e festas de gala. Na noite de 22 para 23 de Dezembro, decorria um animado baile trapalhão, quando o som da música deu lugar às sirenes de incêndio.

O fogo, que deflagrou por volta das 23 horas, terá começado no barbeiro (cerca de três decks acima da ponte de comando) e rapidamente se alastraria a todo o navio, destruindo a ponte de comando e a estação de rádio. As contraditórias e pouco audíveis instruções de segurança encontrariam também muitos passageiros já a dormir.

O fumo e as chamas impediriam, ainda, que as lanchas salva-vidas que se encontravam à proa da ponte de comando fossem lançadas. Mais tarde, as causas do incidente seriam atribuídas a um curto-circuito na instalação eléctrica. Os oficiais, incluindo o comandante do navio, o Capitão Mateoes Zarbis (53 anos), foram acusados de negligência. Até à viagem, a tripulação nunca tinha feito qualquer exercício de simulacro de incêndio.

Às 0h22 do dia 23 de Dezembro foi realizada a última chamada via rádio desde o ‘Lakonia’: “SOS. Última mensagem. Não posso ficar mais tempo na cabine de telegrafia. Estamos a abandonar o navio. Por favor, enviem assistência imediata. Por favor, enviem auxílio”.

Vários navios acorreram ao apelo do ‘Lakonia’, que se encontrava a menos de 180 milhas da costa madeirense, dentre os quais o argentino Salta e o britânico Montcalm, que participaram activamente nas operações de salvamento. Não voltaram a ser captadas outras mensagens de bordo do navio, o que era esperado às 8 horas da manhã no Funchal, aonde nunca chegou a aportar.

Do desastre, resultaram 128 mortos (95 passageiros e 33 membros da tripulação), de várias nacionalidades. Destes, 55 sucumbiram às chamas e os restantes faleceram por afogamento, hipotermia ou ferimentos ao atirarem-se para o mar. A maioria das vítimas tinha mais de 65 anos de idade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES