Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Nos 3 anos de casados, Harry e Meghan aumentam briga com realeza britânica

O casamento nunca fora bem aceito na família real, especialmente por parte do pai, Charles.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao completar hoje três anos de seu badalado casamento, Harry (Henrique) e Meghan Markle vivem a cada dia um progressivo afastamento da família real britância. Harry, Henrique de Gales, é o segundo filho de Charles, Príncipe de Gales e Diana, Princesa de Gales, e sexto na linha de sucessão de sua avó, Isabel II. A noiva, Meghan Markle, é uma atriz norte-americana que era uma das protagonistas da série Suits.

O casamento nunca fora bem aceito na família real, especialmente por parte do pai, Charles, e situação piorou de modo bastante acentuado depois que o casal decidiu largar o convívio com a realeza para viver fora da Inglaterra.

O casamento de Harry de Gales e Meghan Markle foi um evento da família real britânica que ocorreu em 19 maio de 2018. A cerimônia teve lugar na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, Windsor, Inglaterra. O noivo, príncipe Henrique, é neto da rainha Isabel II. A noiva, Meghan Markle, é uma atriz norte-americana.

Casamento de Harry e Meghan foi um evento que ocorreu em 19 de maio de 2018 - Foto: Alexi Lubomirski/AFP

A cerimônia religiosa foi conduzida com base na liturgia cristã para o casamento descrita no Livro de Oração Comum da Igreja de Inglaterra, igreja-mãe da Comunhão Anglicana.

O casal mantinha relacionamento desde junho de 2016, entretanto a relação só veio a público em setembro do mesmo ano. Em 8 de novembro, uma declaração oficial foi divulgada pelo secretário de comunicações da família real para enfrentar a "onda de abuso e assédio" dirigida a Markle que seguiu o anúncio de seu relacionamento com o príncipe Harry.

Markle é a segunda norte-americana e a primeira pessoa multirracial a se casar com um membro da família real britânica. Após o casamento, o casal passou a residir em Nottingham Cottage, no palácio do Kensington Palace.

Markle é a primeira pessoa multirracial a se casar com um membro da família - Foto: Dominic Lipinski/Pool via REUTERS 

Ao contrário do Casamento de Guilherme de Gales e Catherine Middleton, em 2011, o governo britânico não declarou a data do casamento de Henrique e Meghan Markle como feriado. O casamento ocorreu no mesmo dia da final da Copa da Inglaterra, que normalmente conta com a presença de Guilherme enquanto presidente da The Football Association. A realização do casamento em um sábado quebrou a tradição da realeza britânica de casar-se em dia de semana. Em 12 de fevereiro de 2018, o Palácio de Kensington anunciou que a cerimônia teria início ao meio-dia (horário local).

A relação de Harry e Meghan Markle com a realeza estava abalada desde que o casal abdicou aos cargos seniores na Coroa britânica, no ano passado. O trajeto rumo à reconciliação entre os parentes da rainha Elizabeth II ficou mais distante quando os duques de Sussex resolveram colocar a boca no trombone e externar a própria versão sobre a vida na família real, em entrevista no programa da apresentadora Oprah Winfrey, em março. De todos os atingidos com as declarações do casal, o príncipe William é o mais “zangado”, de acordo com uma expert britânica.

O governo britânico não declarou a data do casamento como feriado - Foto: Dylan Martinez/Reuters 

Esta semana veio à tona mais um capítulo dessa história de estranhamento do Príncipe Harry com a realiza, quando ele declarou exigir que Meghan Markle faça oficialmente parte de evento em homenagem a Diana. De acordo com a imprensa, duque de Sussex pode deixar de ir à inauguração da estátua de Lady Di caso sua esposa não possa ter espaço na cerimônia.

A celebração foi anunciada pelo duque de Sussex e seu irmão mais velho, o príncipe William em 2017, no marco de 20 anos da morte da princesa de Gales. Para honrar a memória de Lady Di e todos os seus feitos, uma estátua dela será inaugurada na Inglaterra no dia 1º de julho, quando ela completaria 60 anos.

Entrevista polêmica do casal repercutiu em todo o mundo - Foto: Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES