Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

O dia em que Elvys Presley é promovido a sargento do Exército dos EUA

Ele ficou no Exército norte-americano entre os anos de 1958 e 1960, já quando despontava como sucesso que seri, consagrado como o maior ídolo do rock em todos os tempos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 14 de Janeiro de 1960 Elvys Presley foi promovido a sargento do Exército americano. Ele ficou no Exército norte-americano entre os anos de 1958 e 1960, já quando despontava como sucesso que seri, consagrado como o maior ídolo do rock em todos os tempos. Todos os sinais indicam que para os militares, que estavam em plena atividade na Guerra do Vietnã (episódio sangrento, brutal, que durou de novembro de 1955 a abril de 1975), ter um jovem talento da música em suas tropas era uma necessidade, pois havia intensa movimentação nos Estados Unidos e no mundo contra essa guerra desproporcional, e que resultaria em imenso fracasso para os americanos.

Em 19 de janeiro de 1953, Elvis alistou-se no exército dos EUA como todo jovem de 18 anos é obrigado a fazer. Sob o sistema de rascunho, esperava-se que homens jovens de boa saúde estivessem disponíveis para servir no exército durante dois anos de serviço ativo e, em seguida, quatro anos nas reservas (este sistema continuou até depois da Guerra do Vietnã, quando os EUA migraram para um sistema militar voluntário). Elvis Presley se inscreveu para o Serviço Seletivo dos Estados Unidos e recebeu a licença nº 40-86-35-16.

LEIA TAMBÉM:  O mundo pega fogo, e achamos que nada temos com isso

Em 20 de dezembro de 1957 Elvis finalmente recebeu sua convocação. Como ele já estava envolvido com as filmagens vindouras de "King Creole" e gravações da trilha sonora, um pedido de adiamento foi entregue ao exército pelo Coronel Parker em nome de seu cliente e dos produtores da RCA e Paramount. A resposta veio no dia 26, dando a Elvis uma licença até o dia 20 de março de 1958. Coincidentemente ou não, a trilha sonora do filme e a gravação de outras músicas que seriam lançadas até 1960 terminaram no fim de fevereiro e as filmagens se encerraram no dia 10 de março. Às 6:35 da manhã de 24 de março de 1958 Elvis se apresentou com família e amigos no Memphis Draft Board, de onde foi levado para fazer seu juramento no Kennedy Veteran's Hospital e receber o número de série 53-310-761. De lá, foi levado ao Fort Chaffee, no Arkansas, para a continuação do processo e receber seu corte de cabelo antes de ser designado para a unidade Hell On Wheels da 2ª Divisão Armada (liderada anteriormente pelo General Patton) e estacionado no Fort Hood, Texas, onde receberia seis meses de treinamento.

Poucos dias depois de sua ida para o exército, Elvis recebeu toneladas de cartas no escritório do Coronel. Nelas, fãs pediam desesperadamente o lançamento de novas gravações do cantor, o que a RCA não dispunha em número suficiente nem mesmo para um EP. Elvis recebeu folga de 15 dias que se iniciaria em 1 de junho de 1958, voltando a Memphis e Graceland ainda na noite daquele sábado. Na sua chegada, Elvis, ainda vestindo seu uniforme, parou em meio a uma multidão de fãs na entrada da mansão para cumprimentá-los e explicar o significado de suas insignias. Ele também aproveitou para avisá-los de que novas gravações estavam a caminho. Vendo oportunidade de ganho na grande demanda, o Coronel arranjou com a RCA uma sessão de gravação na madrugada de 10 para 11 daquele mês, na qual Elvis gravou algumas faixas que seriam imediatamente lançadas em EPs e posteriormente, em 13 de setembro de 1959, unidas no LP Elvis' Gold Records, Vol. 2.

Nestes 15 dias em casa, Elvis atendeu questões sobre o estado de saúde de sua mãe. É estimado que por volta desta época ele já estivesse fazendo uso de speed para manter as forças no exército e o golpe da notícia pode ter aumentado o quanto ingeria. Antes disso, é alegado que Elvis já roubava os remédios de Gladys e que ela pode ter sido a fonte inicial do que viria a ser um vício que comprometeria em muito a saúde do filho nos próximos anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES