Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

O dia em que Van Gogh corta a orelha e a entrega a uma prostituta

Apesar de hoje ter seus quadros entre os mais caros do mundo, a história de Van Gogh pode ser contada por meio de seus fracassos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi no dia dia 23 de dezembro de 1888, que o pintor holandês Vincent Van Gogh, um dos mais notáveis artistas da humanidade,  mergulhou em um ataque de fúria e depressão profunda, daí resultado numa atitude inimaginável: cortou parte de uma de suas orelhas e a entregou a uma prostituta. 

O dia em que Van Gogh corta a orelha e a entrega a uma prostituta 

Apesar de hoje ter seus quadros entre os mais caros do mundo, a história de Van Gogh pode ser contada por meio de seus fracassos. 

Nascido em março de 1853, ele começou a pintar aos 17 anos, seguindo a sugestão do irmão mais novo, Theodorus. Morou em Paris, onde conheceu muitos artistas, como Toulouse-Lautrec, mas Van Gogh era considerado um pintor menor. Em vida, vendeu apenas um quadro. 

Na vida amorosa, colecionou fracassos: o primeiro foi com uma prima. Mais tarde, se envolve com uma prostituta, mas seu pai proibia o relacionamento. Anos depois, se apaixonou por uma vizinha, mas as famílias não aceitam o romance, o que fez com que a jovem tentasse o suicídio. 

Em fevereiro de 1888, chegou a Arles, no sul da França, onde esperava a fundar uma colônia de artistas. E para decorar a casa onde morava, pintou uma série de quadros com girassóis - entre eles, aqueles que se tornariam uma de suas obras mais conhecidas: Quatro girassóis. 

Dos artistas que conheceu em Paris, apenas Paul Gauguin topou participar da colônia de artistas. Gauguin e Van Gogh se admiravam, mas tinham uma relação conturbada, marcada por discussões frequentes. 

No dia 23 de dezembro de 1888, após uma discussão, Van Gogh segue Gauguin e o surpreende com a navalha - mas não o machuca. Transtornado, Van Gogh corta um pedaço de sua própria orelha direita, a embrulha em um lenço e entrega a uma prostituta. Em seguida, retorna à sua casa e vai dormir, como se nada tivesse acontecido. O artista é internado por 14 dias. Quando tem alta, pinta o Autorretrato com a orelha cortada. 

Em 1889, aos 36 anos, é internado em outro hospital, em Provença, uma região com muitas plantações de trigo e vinhas, que se transformavam na principal fonte de inspiração e que marcaram nova mudança de estilo: as pequenas pinceladas evoluíram para curvas espiraladas. 

Um pouco melhor de saúde, foi morar numa pequena cidade francesa, onde produziu em pouco tempo cerca de 80 quadros. No entanto, a depressão volta a se agravar, e no dia 27 de julho de 1890, Van Gogh se mata com tiro no abdômen.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES