Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

OMS declara emergência mundial de saúde por causa da Covid-19

Naquele momento já havia casos em 19 países, com transmissão entre humanos na China, Alemanha, Japão, Vietnã e Estados Unidos da América

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi nesta data, em 23 de Janeiro de 2020, há três anos, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em Genebra, na Suíça, que o surto do novo coronavírus (2019-nCoV) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). 

Naquele momento já havia casos em 19 países, com transmissão entre humanos na China, Alemanha, Japão, Vietnã e Estados Unidos da América.

“O principal motivo dessa declaração não diz respeito ao que está acontecendo na China, mas o que está acontecendo em outros países. Nossa maior preocupação é o potencial do vírus para se espalhar por países com sistemas de saúde mais fracos e mal preparados para lidar com ele”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

OMS declara emergência mundial de saúde por causa da Covid-19 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ele também disse que não há razão para medidas que interfiram desnecessariamente em viagens e comércio internacional. “Apelamos a todos os países para que implementem decisões consistentes e baseadas em evidências. A OMS está pronta para orientar qualquer país que esteja considerando quais medidas tomar”.

O nível de risco permanece alto para as Américas. Segundo Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS): “a declaração significa que o nível de alerta permanece muito alto. A Organização, em sua avaliação de riscos, já havia indicado que havia um risco muito alto para a China, para seus países vizinhos, e um risco alto para todos os países do mundo. O que muda agora é que, com esta declaração, mais recursos internacionais podem ser mobilizados para atuar na China, com o governo, para interromper a transmissão onde ela está ocorrendo”.

A partir do início de março daquele ano, o Brasil passaria o país com extrema preocupação, em razão do grande número de casos, da incidência de mortos, e do comportamento irresponsável do governo federal, que fazia pouco caso da epidemia e se posicionava contrário às medidas sanitárias proclamadas pelas autoridades de saúde mundiais, como o uso de máscaras e o isolamento social. 

No Brasil morreram 685.677 pessoas em decorrência da Covid, com uma média de 3.214 óbitos por cada 1 milhão de habitantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES