Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Papa que revolucionou a comunicação faria hoje 100 anos

Seu papado foi um dos mais longos da história, com início em 1978 e término com a sua morte em 2005.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se vivo estivesse, o Papa João Paulo II, um dos mais expressivos líderes da Igreja Católica Romana,  estaria celebrando, nesta data, o seu centenário de nascimento. Foi em  18 de maio de 1920 em que nascia em Wadowice, na Polônia, Karol Józef Wojtyla, que seria mundialmente conhecido mais tarde como o Papa João Paulo II. Seu papado foi um dos mais longos da história, com início em 1978 e término com a sua morte em 2005.

Entre suas principais características estava a capacidade de falar vários idiomas como português, polonês, esperanto, espanhol, grego, latim, italiano, francês, inglês e alemão. Também tinha conhecimentos de checo, lituano, russo e húngaro, como outras línguas como japonês e idiomas africanos.

Foi o primeiro papa a fazer grande uso dos meios de comunicação, em particular a internet, tornando-se, nesse aspecto, um revolucionário. Outra característica era a busca por laços mais estreitos com os líderes de outras religiões como judeus, muçulmanos, ortodoxos e tibetanos (por meio de Dalai Lama). João Paulo II morreu no dia 2 de abril de 2005, no Vaticano. Aos 85 anos, ele foi vítima de uma septicemia e colapso cardiopulmonar irreversível, agravada pela sua doença de Parkinson.

Em 13 de Maio de 1981, o Papa João Paulo II sofreu uma tentativa de assassinato, numa quarta-feira igual a esta, em plena Praça de São Pedro, no Vaticano. O Papa foi atingido duas vezes por arma de fogo e ficou gravemente  O Papa sofreu perda de grande quantidade de sangue e teve que passar por delicada cirurgia.

Quando ele entrou na Praça de São Pedro para discursar para uma audiência em 13 de maio de 1981, João Paulo II foi baleado e gravemente ferido por Mehmet Ali Ağca, um expert atirador turco que era membro do grupo militante fascista Lobos Cinzentos.

O assassino usou uma pistola semi-automática 9 mm Browning, atingindo-o no abdômen e perfurando seu cólon e intestino delgado várias vezes . João Paulo II foi levado às pressas para a Policlínica Gemelli.

No caminho para o hospital, ele perdeu a consciência. Ele passou por cinco horas de cirurgia para tratar sua perda maciça de sangue e feridas abdominais. Os cirurgiões realizaram uma colostomia, reencaminhando temporariamente a parte superior do intestino grosso para deixar a parte danificada inferior curar.[Quando ele ganhou rapidamente a consciência antes de ser operado, ele instruiu os médicos para não remover o seu Escapulário de Nossa Senhora do Carmo durante a operação. O Papa afirmou que Nossa Senhora de Fátima ajudou a mantê-lo vivo durante todo o seu calvário.

O local exato do atentando foi marcado no chão da Praça de São Pedro. Em uma rocha, estão o brasão de armas de João Paulo II e a data do atentado, em numerais romanos.

O criminoso que atentou contra a vida de João Paulo II foi Mehmet Ali Ağca, um terrorista turco. Ağca foi detido imediatamente e posteriormente condenado à prisão perpétua por um tribunal italiano. Mais tarde, o Papa perdoou o terrorista pela tentativa de homicídio. Ele também recebeu o perdão do então presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi, a pedido do religioso e foi deportado para a Turquia em junho de 2000.

Posteriormente, o Papa João Paulo II escreveu, no seu livro Memória e Identidade, Weidenfeld & Nicolson, 2005, p.184:

Eu poderia esquecer que o evento (Tentativa de assassinato de Ali Agca) na Praça de São Pedro teve lugar no dia e na hora em que a primeira aparição da Mãe de Cristo aos pastorinhos estava sendo lembrada por 60 anos em Fátima, Portugal? Mas em tudo o que aconteceu comigo naquele mesmo dia, senti que a proteção extraordinária maternal e cuidadosa, acabou por ser mais forte do que a bala mortal.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES