Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Passados hoje 110 anos, naufrágio do Titanic continua gerando interesse

A Junta Comercial britânica contabilizou 1.514 mortos após o desastre de Titanic

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mais célebre de todos os naufrágios marítimos da história da humanidade acontece em 14 de abril de 1912, hoje perfazendo 110 anos, quando o RMS Titanic, o navio de passageiros britânico operado pela White Star Line e construído pelos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast, colidiu com montanhas de icebergs numa viagem pelo Atlântico Norte, que saiu de Londres, na Inglaterra, com destino a Nova Iorque. O acidente aconteceu quando o gigante dos mares atravessava o caminho entre Cherbourg-Octeville, na França, e por Queenstown, na Irlanda. Colidiu com um iceberg na proa dianteira do lado direito às 23h40 de 14 de abril.

A Junta Comercial britânica contabilizou 1.514 mortos após o desastre de Titanic. Os sobreviventes escaparam por conquistarem a tempo um lugar num dos 66 barcos salva-vidas a bordo do navio — um número notoriamente baixo para a dimensão e a capacidade de Titanic. Muitos morreram depois de hipotermia e não resistiram às águas geladas do Atlântico. Nos dias seguintes ao acidente, a região do desastre do navio britânico estava coberto de destroços do navio e corpos espalhados pelo mar. Ao longo dos setenta anos seguintes, continuaram a ser descobertas partes de Titanic, que agora está a 3.843 metros de profundidade e a 650 km a sudeste de Terra Nova, Canadá. O que resta do “navio inafundável” foi descoberto por Robert Ballard em 1985.

Passados hoje 110 anos, naufrágio do Titanic continua gerando interesse - Foto: Reprodução

O gigante dos mares tinha 46 mil toneladas, quase 270 metros de comprimento e atravessava os oceanos a uma velocidade média de 39 km/h. RMS Titanic tinha, na sua viagem inaugural começada em Southampton a caminho de Nova Iorque, 892 membros da tripulação e 2.435 passageiros a bordo. Todos iriam testemunhar a travessia no “navio inafundável” que, a par dos navios Olympic e Britannic, seriam os trunfos da White Star Line contra os navios RMS Lusitania e o RMS Mauretania da concorrente Cunard Line. A 10 de abril de 1912, Titanic vira costas ao Reino Unido. Quatro dias depois, às 23h40 de 14 para 15 de abril, o “navio inafundável” não resistiu ao embate num iceberg. Foi um dos maiores desastres marítimos em tempo de paz do mundo.

O desastre do Titanic já rendeu filmes de sucesso, profunda teoria de conpirações, enormes contradicições e grandes achados posteriores.

Titanic iniciou sua grande aquisição de prêmios com o Globo de Ouro, vencendo em quatro categorias (Melhor Filme - Drama, Melhor Direção, Melhor Banda Sonora Original e Melhor Canção Original). As atrizes Kate Winslet e Gloria Stuart também foram indicadas em outras categorias. O filme recebeu os prêmios American Society of Cinematographers, SAG Awards e Broadcast Film Critics Association, dentre outras recomendações críticas. Nos Prêmios BAFTA, o filme recebeu dez indicações, incluindo as categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor.

O filme alcançou o recorde estabelecido por All About Eve (1950), de Joseph L. Mankiewicz, e venceu 11 de 14 indicações aos Prêmios da Academia: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte, Melhor Cinematografia, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Som e Melhor Canção Original. Kate Winslet, Gloria Stuart os figurantes foram as três indicações que não venceram. O roteiro original de James Cameron e a performance de Leonardo DiCaprio, altamente elogiadas pela crítica especializada, não receberam nenhuma indicação. Titanic tornou-se o segundo filme na história a receber 11 prêmios Óscar, depois de Ben-Hur. Anos mais tarde, The Lord of the Rings: The Return of the King também empataria o recorde.

Passados hoje 110 anos, naufrágio do Titanic continua gerando interesse - Foto: Reprodução

Titanic venceu o Óscar de Melhor Canção Original, assim como três Prêmios Grammy (por Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Canção para Mídia Visual). A trilha sonora do filme tornou-se o álbum de orquestra mais vendido de todos os tempos, além de sagrar-se como um sucesso comercial mundial e passar dezesseis semanas no topo das paradas nos Estados Unidos. O álbum foi certificado em diamante pela RIAA pelas mais de 11 milhões de cópias vendidas no país. A canção "My Heart Will Go On", interpretada pela cantora canadiana Céline Dion, venceu o Prêmio Grammy de Melhor Canção Escrita para Filme ou Televisão.

Passados hoje 110 anos, naufrágio do Titanic continua gerando interesse - Foto: Reprodução

Leonardo DiCaprio venceu o Prêmio MTV Movie de Melhor Performance Masculina. O filme foi também vencedor do People's Choice Award de Melhor Filme e como Filme Favorito do Kids' Choice Awards de 1998. Titanic venceu vários outros prêmios estrangeiros, incluindo o Prêmio da Academia Japonesa de Melhor Filme Estrangeiro. Totalizando mais de 19 prêmios vencidos e mais 47 indicações para várias premiações em todo o mundo, Titanic entrou para a história do cinema como uma das mais aclamadas obras de ficção de todos os tempos

Ao longo dos setenta anos seguintes, continuaram a ser descobertas partes de Titanic, que agora está a 3.843 metros de profundidade e a 650 km a sudeste de Terra Nova, Canadá. O que resta do “navio inafundável” foi descoberto por Robert Ballard em 1985.

Passados hoje 110 anos, naufrágio do Titanic continua gerando interesse - Foto: Reprodução

Mas o que aconteceu às cerca de 700 pessoas que escaparam à morte na viagem a bordo do Titanic? Depois de terem sido resgatadas pelo navio Carpathia, que captou os pedidos de socorro vindos de Titanic e rumou até à zona do acidente para recolher os sobreviventes, centenas de pessoas foram para Nova Iorque antes de regressar às terras natal. Milhares de pessoas esperavam por elas: familiares e amigos reuniram-se nos portos e das estações ferroviárias na esperança de encontrar quem tinha sobrevivido ao acidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES