Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Perseguido, John Lennon só obteve green card após Richard Nixon cair

Astro deixou a Inglaterra para viver nos Estados Unidos, nos anos 1970

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

John Lennon, fundador, no Reino Unido, do mais consagrado grupo musical do mundo, The Beatles (originalmente formado também George Harrison e Ringo Star), e que formaria com Paul McCartney a dupla de compositores mais revolucionária do século 20, deixou a Inglaterra para viver nos Estados Unidos, nos anos 1970, pouco tempo depois de a banda ter sido dissolvida. E, nos EUA, Lennon sofreria uma perseguição implácavel determinada pelo então presidente Richard Nixon.

Lennon passaria, entre 1970 e 1976, a sofrer uma absoluta devassa da Agência de Inteligência Americana (CIA), que levou o Departamento de Justiça, em 18 de julho de 1974, a ordenar que Jonh Lennon fosse expulso do país.

AP / File 

As acusações eram as mais diversas, desde alusões a drogas, espionagem da CIA, fixação pelo número 9, financiamento de grupos organizados anti-guerra( em pleno império da Guerra do Vietnã), de que tinha ligação com comunistas, e até de abdução. O FBI também entrou na onda de investigação a todo custo em cima de Lennon. Na verdade, a luta era mais contra o “lennonismo” do que contra o leninismo.

Lennon clamava ao mundo que era alvo de perseguição política, que de fato só acabaria quando Nixon, acuado pelo escândalo Watergate, foi obrigado a renunciar ao cargo de Presidente dos Estados Unidos.

Somente em 30 de julho de 1976, com Nixon fora do governo norte-americano, é que John Lennon recebeu o seu “grenn card”, pasando a ter o direito de residir nos Estados Unidos sem a tortura da perseguição, encerrando uma batalha judicial que durou anos.

Ao receber o seu green card das mãos do juiz Ira Fieldsteel, que lhe permitia a partir de então entrar e sair dos EUA livremente, John Lennon fez esta declaração:” agora farei o que todo mundo faz, ou seja, cuidar da vida, esposa e filhos”.

A lendária rixa de Nixon para com Jonh Lennon foi parar nas telas de cinema, depois que foi produzido o documentário “The US vs. John Lennon”, mostrando o lado contestador e corajoso de Lennon e exibe detalhes da operação desencadeada pelo governo para mostrar que John não era uma presença bem-vista no país.

Essa condição imposta pela CIA, pelo FBI e Nixon, de que era uma espécie de “persona non grata” nos EUA, incomodava muito Lennon e por tal razão ele lutou bravamente para ficar.

Mas sabia que essa sua “liberdade”, conquista em julho de 1976, duraria pouco mais de 4 anos. No dia 08 de dezembro de 1980,na entrada do edifício Dakota, onde residia com sua mulher Yoko Ono, Jonh Lennon foi assassinado . O assassino, Mark David Chapman, acionou o revóler e disparou 5 tiros contra Lennon, interrompendo uma vida de extremo valor para a música em todos os tempos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES