Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Presidente da França é assassinado por extremista da direita

Quem imaginava que só nos Estados Unidos da América Presidentes do país são assassinados.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Presidente da França, Paul Doumer, foi assassinado em 06 de Maio de 1932, alvo de um atentado praticado por um extremista de direita, de nome Paul Gorguloff, identificado como um médico russo antibolchevique, portanto contrário ao regime comunista da Rússia.

Paul Gorguloff, havia feito manifestações públicas assumindo seu papel de extremista de direita, pouco antes de cometer o atentado que tirou a vida do Presidente francês, para se vingar da inatividade das democracias europeias frente à constituição da União Soviética.

Quem imaginava que só nos Estados Unidos da América Presidentes do país são assassinados – assim como aconteceu com quatro dirigentes nacionais, dentre eles Abraham Lincoln e John F Kennedy -, certamente nunca teve conhecimento de que em outras partes do mundo, até mesmo na Europa, considerada berço da civilização moderna, também tiram vida de seus líderes políticos.

Presidente da França, Paul Doumer, foi assassinado em um atentado - Foto: Reprodução

A morte do Presidente Paul Doumer abalou a Europa e iniciou um processo rigoroso de segurança em torno dos mandatários nacionais. Paul Doumer nasceu em 22 de março de 1857 em Aurillac, tendo sido um político que governou a França de 13 de Junho de 1931 até a sua morte, ficando no poder menos de um ano.

Antes, foi governador-geral da Indochina francesa, nos anos de 1897 até 1902. Depois de retornar da Indochina, Doumer foi presidente da câmara dos deputados no período que vai de 1902 a 1905. Foi eleito presidente da república Francesa em 13 de maio de 1931, derrotando Aristide Briand.

Quem pensa, igualmente, que Doumer foi o primeiro e o último presidente francês a sofrer uma tentativa de assassinato, está enganado e desinformado.

Paul Gorguloff  assumiu seu papel de extrema direita - Foto: Reprodução

Veja, aqui, outros atentados contra mandatários franceses:

24 de junho de 1894 – O presidente Sadi Carnot foi assassinado em Lyon pelo anarquista de origem italiana.

20 de maio de 1905 – O presidente Emile Loubet foi alvo de uma tentativa de assassinato por anarquistas

14 de julho de 1922 – O presidente Millerand foi vítima de uma tentativa de assassinato que fracassou

8 de setembro de 1961 – O general De Gaulle sofreu várias tentativas de assassinato, como o de 8 de setembro em Pont sur Seine (leste do país) quando uma bomba explodiu na hora em que seu carro passava

23 de maio de 1962 – Operação Gamuza: De Gaulle quase foi morto nas escadarias do Palácio do Governo francês, a residência presidencial, por um franco-atirador que estava de frente para o mandatário

22 de agosto de 1962 – Na periferia do país, o carro do general De Gaulle foi alvo de tiros disparados pelo tenente-coronel Jean-Marie Bastien Thiry

14 de agosto de 1964 – Em Mont Faron, perto de Tolón (sul do país), uma bomba foi armada contra De Gaulle mas não chegou a explodir e foi descoberta vários dias depois



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES