Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Presidente dos Estados Unidos é assassinado com um tiro no abdômen

Seus agressores eram adeptos da filosofia política anarquista e já haviam assassinado líderes estrangeiros anteriormente

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 14 de Setembro de 1901, morre o Presidente dos Estados Unidos William McKinley, que ficara hospitalizado, em estado grave, após ser fatalmente ferido por tiros, nas dependências do Temple of Music, durante a Exposição Panamericana em Buffalo, Nova Iorque.William McKinley, o 25º presidente dos Estados Unidos, e fora reeleito em 1900.

Ele gostava de se encontrar com o público e estava relutante em aceitar a segurança disponível. George B. Cortelyou, secretário particular do presidente, temia que uma tentativa de assassinato fosse ocorrer durante a visita ao Temple of Music, tirando o evento duas vezes da agenda de McKinley. O presidente colocou a visita de volta na agenda nas duas ocasiões.

Presidente dos Estados Unidos é assassinado com um tiro no abdômen - Foto: Reprodução

Seus agressores eram adeptos da filosofia política anarquista e já haviam assassinado líderes estrangeiros anteriormente. Czolgosz tornou-se anarquista após ter perdido o emprego durante o Pânico de 1893. Considerando McKinley um símbolo da opressão, ele achou que era seu dever assassiná-lo. Não tendo conseguido chegar perto do presidente no início da visita, Czolgosz atirou duas vezes em McKinley enquanto este estendia sua mão para cumprimentá-lo na fila da recepção no Temple of Music. Uma bala passou de raspão, e a outra entrou no abdômen e nunca foi encontrada.

McKinley inicialmente parecia estar se recuperando, mas sua saúde piorou em 13 de setembro quando seus ferimentos começaram a gangrenar; ele morreu na manhã seguinte. O vice-presidente Theodore Roosevelt o sucedeu na presidência. Após o assassinato de McKinley, pelo qual Czolgosz foi executado na cadeira elétrica, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma legislação encarregando oficialmente o Serviço Secreto com a segurança do presidente.

Em setembro de 1901, William McKinley estava no auge de sua presidência. Eleito em 1896 durante uma grande depressão econômica resultado do Pânico de 1893, ele havia derrotado seu rival democrata William Jennings Bryan. McKinley liderou os Estados Unidos de volta à prosperidade e para a vitória na Guerra Hispano-Americana em 1898, assumindo o controle de Porto Rico e das Filipinas. Reeleito por uma grande margem em 1900, novamente derrotando Bryan, "parecia que a administração McKinley iria continuar pacificamente ininterrupta para outros quatro anos, um governo dedicado à prosperidade", de acordo com as palavras do historiador Eric Rauchway.

Garret Hobart, o vice-presidente original de McKinley, havia morrido em 1899, e o presidente pôde escolher seu running mate para a Convenção Nacional Republicana de 1900. Antes da convenção, o senador Thomas C. Platt, chefe político dos Republicanos de Nova Iorque, viu a oportunidade de aliar-se ao governador Theodore Roosevelt e apoiá-lo como candidato à vice-presidência. Roosevelt aceitou a indicação e foi eleito junto com McKinley.

SAIBA QUE PRESIDENTES DOS EUA FORAM ASSASSINADOS NOS CARGO

Antes de McKinley ser assassinado no exercício do cargo, dois outros presidentes já haviam sido mortos. O primeiro deles foi Abraham Lincoln, o mais notável líder norte-americano, morto a tiros em 15 de Abril de 1865, quando se encontrava dentro de um teatro. Ele foi atingido com um tiro na nuca, na noite do dia 14 e faleceu no dia seguinte.

Em 19 de Setembro de 1881, apenas 16 anos depois, o Presidente James A. Garfield também foi assassinado por Charles J. Guiteau.

Em 22 de Novembro de 1963, o popularíssimo Presidente John F Kennedy foi assassinado por Lee Harvey Oswald, quando desfilava num carro aberto nas ruas de Dallas, no Texas. A morte abalou o mundo, pois Kennedy gozava de enorme popularidade nos EUA e grande prestígio no mundo.

Além desses quatro Presidentes assassinados, outros dois, Franklin Delano Roosevelt e Harry Truman, sofreram atentados, mas escaparam ilesos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES