Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Presidente dos EUA sofre atentado a tiros durante evento em hotel

Além do presidente, três assessores também foram baleados. Consciente e em estado regular, o presidente foi conduzido para Hospital George Washington

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O histórico de violência política contra Presidentes dos Estados Unidos teve mais um momento crucial, em 30 de março de 1981, quiando o então Presidente Ronald Reagan, sofreu um atentado a tiros quando participava de um encontro com sindicalistas no hotel em Washington. Imediatamente após o atentado, os seguranças jogaram o presidente no chão para protegê-lo. Reagan, que estava há apenas dois meses no cargo, ficou ferido, mas sobreviveu.

Além do presidente, três assessores também foram baleados. Consciente e em estado regular, o presidente foi conduzido para Hospital George Washington. Na realidade, seu estado era crítico, mas ele sobreviveu, e também seus três colaboradores se recuperaram do atentado. Além de Reagan, ficaram feridos o então secretário de imprensa da Casa Branca, James Brady, o agente do serviço secreto Tim McCarthy e o policial Thomas Delahanty.

Presidente dos EUA sofre atentado a tiros durante evento em hotel - Foto: Reprodução

Brady, que levou um tiro na cabeça, acabou ficando paraplégico. Até sua morte, em 2014, ele dedicou a vida a exigir um maior controle sobre armas no país. Embora tenha morrido anos depois, pode-se afirmar que Brady foi, sim, vítima do atentado que atingiu Ronald Reagan.

O autor do atentado, John Hinckley, foi preso logo após os disparos. O rapaz, de 25 anos, tinha problemas mentais. Ele era obcecado pela atriz Jodie Foster e a tiranizava através de cartas. Certa vez, chegou a repetir uma ameaça feita no filme Taxi driver, estrelado por ela e Robert de Niro: "Se você não me ama, vou matar o presidente".

Ronald Reagan, no entanto, só faleceria em 2004, aos 93 anos, vítima de complicações do mal de Alzheimer.

HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA

A história política dos Estados Unidos registra vários episódios de violência, incluindo assassinatos de chefes de Estado em pleno exercício da função, sendo os mais notáveis Abraham Linconln e John F Kennedy.

Saiba aqui quem são os oito presidentes dos EUA que morreram durante o mandato:

Abraham Lincoln foi o primeiro presidente do Partido Republicano. Ele governou os EUA de março de 1861 a 14 de abril de 1865, quando levou um tiro na cabeça disparado por John Wilkes Booth, um segregacionista do sul do país.

Presidente dos EUA sofre atentado a tiros durante evento em hotel - Foto: Reprodução

Lincoln teve um importante papel na luta contra os segregacionistas do sul conhecidos como os Estados Confederados de América na Guerra Civil (1861-1865).

James Garfield, após 16 anos da morte de Abraham Lincoln, foi assassinado, tendo governado o país por um curto período, apenas em 04 de Março a19 de Setembro de 1881.

William McKinley, foi o terceiro Presidente norte-americano a ser assassinado,em 05 de Setembro de 1901. Ele governou os Estados Unidos entre 1897 e 1901.

John Fitzgerald Kennedy foi assassinado em 22 de novembro de 1963. Ele assumira a Presidência em 20 de Janeiro de 1961. Governou por menos de três anos, sendo morto a tiros quando participava de um evento, desfilando em carro aberto nas ruas de Dallas, no Texas.

Além dos Presidentes assassinados, outros sofreram atentados, mas sobreviveram.

Foram eles: Andrew Jackson, em 1835; Theodore Roosevelt, em 1912; Franklin Delano Roosevelt, em 1945; e Harry Truman, em 1950. Além deles, Richard Nixon, em 1974, Gerald Ford (1975), Jimmy Carter (1979) e Ronald Reagan em 1981 - que chegou a ter o pulmão perfurado por uma bala em 30 de março daquele ano e sobreviveu graças a uma intervenção médica. O responsável pelos disparos, John Hinckley, afirmou que tentou matar Reagan para chamar a atenção da famosa atriz Judie Foster.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES