Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Primeira fábrica de laticínios do NE tem patrimônio em ruínas

Esse é certamente mais importante marco do desenvolvimento industrial do estado do Piauí.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira fábrica de laticínios (queijos e manteigas) do Nordeste e segunda do Brasil, foi instalada há 145 anos no local em que hoje é o centro da cidade de Campinas do Piauí. Esse é certamente mais importante marco do desenvolvimento industrial do estado do Piauí, posto em funcionamento em 20 de Abril de 1897.O projeto da fábrica foi elaborado pelo engenheiro alemão Alfredo Modrak, o mesmo que projetou o Teatro 4 de Setembro, em Teresina, e teve sua execução dirigida pelo também engenheiro Antônio José de Sampaio. 

Era conhecida como “Fábrica de Laticínios dos Campos”. Tinha como principal objetivo receber todo o leite advindo das antigas Fazendas Nacionais, daí funcionando a todo vapor na produção dos derivados do leite. Todo seu maquinário foi fabricado na Suíça e de lá transportado pelos oceanos e, daí, pelo rio Parnaíba.  

Esse foi certamente, em território piauiense, o mais importante evento da ocupação do interior do Brasil processada nos séculos XVIII e XIX. Essa pioneira indústria se instalou numa área erma, no ponto central do que é hoje a cidade de Campinas do Piauí. No entorno dessa fábrica começaram a surgir habitações para abrigar os operários da indústria, daí ir aos poucos se formando o que é a cidade. 

Primeira fábrica de laticínios do Nordeste é em Campinas do Piauí - Foto: Reprodução

Seguida pela instalação da fábrica, veio a vila operária onde moravam os funcionários da então fábrica, muitos sertanejos que foram usados como mão de obra, acabaram por se fixar na região. O povoado de Campos foi por muito tempo parte do Município de Simplício Mendes, em 1964 foi elevada à categoria de cidade. 

Devido às grandes secas e ao extermínio dos rebanhos, a fábrica sucumbiu funcionando até 1947. Atualmente o imóvel encontra-se abandonado, restando hoje um imponente edifício, em estado precário e bastante vandalizado, o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado desde 1990 e pelo Iphan desde 2015.  

O valor arquitetônico da edificação merece destaque, por ser exemplo emblemático do patrimônio edificado no interior do Brasil no final do século XIX, utilizando tanto a arquitetura tradicional piauiense, que se utiliza de materiais e técnicas locais, quanto da arquitetura industrial. Possui quatro volumes: o corpo principal em forma retangular, outro volume retangular na parte frontal e dois outros na parte posterior. A chaminé se sobressai acima do corpo principal da edificação. 

Na fachada principal um frontão em estilo neoclássico, óculo,  trabalhada e uma modenatura bem marcada com pilastras. 

Conselho do Patrimônio Cultural aprovou o tombamento da Fábrica de Laticínios - Foto: Reprodução

TOMBAMENTO E RESTAURAÇÃO 

Em 15 de Maio de 2014 o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da União, aprovou o tombamento da Fábrica de Laticínios, no município de Campinas do Piauí, e do Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara, em Floriano, dois imóveis integrantes das Fazendas Nacionais do estado. 

O Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara e a Fábrica de Laticínios decorrem das antigas Fazendas Nacionais do Piauí que, originalmente eram grandes extensões de terras doadas aos primeiros desbravadores, no Brasil colônia. Mais tarde pertenceram à Companhia de Jesus e, quando foram expulsos, em 1759, as terras passaram à Coroa Portuguesa e, em seguida, ao Império.  Com a República, as Fazendas Nacionais ficaram em poder da União, que arrendou ou vendeu parte das terras que originaram vários municípios no atual Estado do Piauí. 

Fábrica é importante testemunho da ocupação do interior do Brasil - Foto: Reprodução

A Fábrica de Laticínios, em Campinas do Piauí, e o Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara, em Floriano, são importantes testemunhos da ocupação do interior do Brasil durante os séculos XVIII e XIX.  Nesse sentido, proposta de tombamento pelo Iphan está relacionada com o processo de ocupação decorrente da utilização das Fazendas Nacionais a partir de projetos de aproveitamento da mão-de-obra remanescente da escravidão. O valor arquitetônico das duas edificações também merece destaque. São exemplos emblemáticos do patrimônio edificado no Brasil entre o final do século XIX e começo do XX, tanto da arquitetura tradicional piauiense, que se utiliza de materiais e técnicas locais, quanto da arquitetura industrial implantada no interior do país em pleno século XIX. 

Embora tombado pelo Patrimônio da União, o principal edifício desse valioso conjunto permanece em ruínas, sujeito a desaparecer pela fúria do tempo e descaso da gestão pública federal. 

Recentemente, o secretário de Cultura do Estado do Piauí, deputado Fábio Novo, revelou que o Governo do Estado pretende intervir para revitalizar o espaço, abrigando um Museu e um Centro Administrativo. O projeto de revitalização elaborado pelo Estado, aguarda aprovação do Iphan.    



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES