Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Primeira medalha de ouro do Brasil em Olimpíada foi obtida há 101 anos

A histórica medalha foi conquistado por Guilherme Paraense, na prova de Pistola Rápida de 30 metros.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira medalha de ouro que o Brasil conquistou nos Jogos Olímpicos está fazendo 101, e foi obtida durante os Jogos Olímpicos da Antuérpia, realizados em Agosto de 1920. A histórica medalha foi conquistado por Guilherme Paraense, na prova de Pistola Rápida de 30 metros. Foi assim, à bala, que nosso país abriu caminho para outras conquistas nessa que é a competição esportiva mais prestigiada do universo. Guilherme nasceu em Belém, no dia 25 de junho de 1884 e faleceu no Rio de Janeiro em 18 de abril de 1968, aos 8s anos de idade.

O triunfo de Paraense não foi o único momento de destaque do Brasil na Antuérpia. Antes de ele brilhar, o país já havia conquistado duas medalhas no tiro esportivo. Uma de prata, com Afrânio da Costa, na prova dos 50m de pistola livre; e um bronze, na prova de pistola 50m por equipes, com um time formado por Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa, Guilherme Paraense e Fernando Soledade. Ainda hoje, 100 anos depois, o ouro de Guilherme Paraense e as outras medalhas de prata e bronze permanecem como as únicas do país na modalidade em Jogos Olímpicos.

Foi assim, à bala, que o nosso país abriu caminhos para novas conquistas - Foto: Reprodução

Essa foi a primeira participação do Brasil em Jogos Olímpicos, e foi marcada por diversas aventuras que facilmente renderiam roteiro para filme. Cinco edições olímpicas já haviam sido disputadas quando o país enviou uma delegação de 21 atletas para competir na Antuérpia nas provas de natação, polo aquático, remo, saltos ornamentais e tiro esportivo.

Naquela época, cruzar o Atlântico e chegar a um país no Velho Continente era um desafio para poucos. E as condições, como viriam a descobrir Guilherme Paraense e seus colegas atletas, não eram nada fáceis.

Guilherme Paraense conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil - Foto: Reprodução

A epopeia vivida pela delegação desde a saída do Brasil até a chegada à Antuérpia é retratada em detalhes pelo coronel da reserva Eduardo Ferreira. Nascido no Rio de Janeiro e atualmente vivendo em Fortaleza, Eduardo, 75 anos, é formado em educação física e por muitos anos foi atirador do Fluminense na prova de carabina. Ele é autor do livro “A história do Tiro Esportivo Brasileiro”, que deverá ser lançado antes dos Jogos Olímpicos do Rio, que começam no dia 5 de agosto.

Guilherme Paraense foi homenageado pelo centenário da conquista do primeiro ouro - Foto: Ministério da Defesa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES