Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Queda de avião, com 113 mortos em Paris, leva Concorde à aposentadoria

Esse foi o único acidente fatal registrado com o Concorde, o admirado supersônico que estava no ar desde o ano de 1969

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos mais famosos e mortais acidentes da aviação comercial no mundo aconteceu nesta data, em 25 de Julho de 2000, quando o mítico avião Concorde, da companhia francesa Air France, caiu e incendiou-se logo após ter decolado do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, deixando 113 pessoas mortas. Quatro dos mortos encontravam-se em solo.

O voo 4590 entre Paris e Nova York tinha previsão de durar cerca de três horas. Naquele 25 de julho de 2000, no entanto, o supersônico se manteve no ar por pouco mais de um minuto. Durante a corrida de decolagem, um dos motores pegou fogo. Como não havia mais pista suficiente para os pilotos abortarem a decolagem, o Concorde saiu do chão com um rastro de fogo na parte traseira.

Queda de avião, com 113 mortos em Paris, leva Concorde à aposentadoria - Foto: Reprodução

Esse foi o único acidente fatal registrado com o Concorde, o admirado supersônico que estava no ar desde o ano de 1969. Sua construção, que foi uma associação de empresas da França e da Inglaterra, ficou cerca de três anos nas pranchetas de seus criadores, entre 1956 e 1959, só indo ao ar 10 anos depois.

Nessa data de 25 de Julho de 2000, a imprensa mundial noticiou que haviam sido encontradas rachaduras nas asas dos Concordes da British Airways, em atividade na rota Londres-Nova York. Coincidentemente, nesse mesmo dia ocorreu a tragédia com o Concorde em Paris.

O Concorde, que Jean-Cyril Spinetta, presidente da Air France, dissera ser “o mais belo objeto industrial jamais fabricado”, chegava aos anos 2000 envelhecido e superado. Daí, em outubro desse ano, após o desconcertante impacto do acidente que matou 113 pessoas em Paris, o espetacular supersônico foi definitivamente aposentado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES