Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Queda de avião na Polônia mata 87, incluindo toda equipe de boxe dos EUA

O acidente foi causado pela desintegração de um dos discos de turbina em um dos motores do avião

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreram Todos os 87 passageiros e tripulantes do voo LOT Polish Airlines 007, que caiu perto do Aeroporto de Okesie, na Polônia, em 14 de março de 1980. Entre os mortos, estava a cantora polonesa Anna Jantar, o etnomusicologista norte-americano Alan P. Merriam, seis estudantes polacos voltando para casa depois de uma conferência na AIESEC em Nova Iorque e um contingente de 14 integrantes da equipe de boxe amador dos EUA.

O acidente foi causado pela desintegração de um dos discos de turbina em um dos motores do avião, levando a uma falha no motor não acumulada. O disco da turbina mais tarde foi encontrado com defeitos de fabricação.

De acordo com os médicos que chegaram ao local, muitos passageiros aparentemente estavam dormindo quando o avião caiu, mas alguns deles - incluindo muitos dos boxeadores - estavam supostamente conscientes de que estavam prestes a explodir, enquanto eles seguravam seus assentos tão fortemente que, no impacto, os músculos e os tendões nos braços ficaram cortados. Alguns relatórios sugeriram que alguns dos boxeadores realmente sobreviveram ao acidente e se sufocaram no fosso, mas nenhuma evidência para isso foi apresentada.

Queda de avião na Polônia mata 87, incluindo toda equipe de boxe dos EUA - Foto: Reprodução

Por coincidência irônica, no momento em que o "Kopernik" caiu, uma conferência sobre melhorias na segurança aérea foi realizada no Aeroporto de Okęcie, a menos de um quilômetro de distância.

Em um giro do destino, Ryszard Chmielewski, o engenheiro de voo, estava programado para voar para Varsóvia naquele dia; mas ele sofria de jet lag e descanso insuficiente após o voo anterior, ele mudou de turno com um de seus colegas e saiu de Nova Iorque um dia depois. Sete anos depois, como engenheiro de vôo e instrutor, monitorando o progresso do engenheiro de voo Wojciech Kłossek, ele estava a bordo do Voo LOT 5055, que caiu matando todas as 183 pessoas a bordo.

Queda de avião na Polônia mata 87, incluindo toda equipe de boxe dos EUA - Foto: Reprodução

Em outro toque de sorte, o futuro campeão mundial de pesos pesados e peso cruiser Bobby Czyz foi reservado para estar no voo como parte da equipe amadora americana acima mencionada. No entanto, devido a um acidente de carro na semana anterior, ele ficou ferido e não fez a viagem.[2] Além disso, o boxeador Sal Cenicola feriu seu ombro direito nas semanas que levaram o voo e não fez a viagem por causa de seus ferimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES