Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Queda de avião nos EUA mata 111, mas pilotos conseguem salvar 185

Quando se deu o problema técnico e a consequente queda, o aparelho estava em rota desde o aeroporto de Stapleton até o aeroporto internacional O'Hare

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nada menos do que 111 pessoas morreram na queda do voo 232 da companhia United Airlines, uma operação comercial regular doméstica de passageiros entre Denver e Chicago, que continuaria até a Filadélfia, na Pensilvânia, seu destino final. O acidente aconteceu em 19 de julho de 1989, e o voo era operado por um DC-10, de prefixo N1819U. O avião caiu em Sioux City, Iowa, depois de sofrer uma falha catastrófica no motor da cauda, que levou à perda de múltiplos controles de voo.

Quando se deu o problema técnico e a consequente queda, o aparelho estava em rota desde o aeroporto de Stapleton até o aeroporto internacional O'Hare. Dos 296 passageiros e tripulantes a bordo, 111 morreram no acidente e 185 sobreviveram.

Queda de avião nos EUA mata 111, mas pilotos conseguem salvar 185 - Foto: Reprodução

Apesar do número de mortes, o acidente é considerado um excelente exemplo de êxito na gestão de recursos da tripulação devido ao grande número de sobreviventes e ao modo como a tripulação de voo conseguiu controlar a emergência para pousar o aparelho sem controles convencionais. Porém, ao mesmo tempo, os 111 mortos converteram-no no quinto pior acidente de um DC-10, atrás do voo Turkish Airlines 981, do voo American Airlines 191, do voo Air New Zealand 901 e do voo UTA 772.

O voo 232 decolou às 14:09 horário central de verão do Aeroporto Internacional de Stapleton, Denver, Colorado, para o Aeroporto Internacional da Filadélfia, Filadélfia, Pensilvânia com escala no Aeroporto Internacional de O'Hare, em Chicago, Illinois.

Às 15:16, enquanto o avião estava em uma curva rasa à direita na altitude de cruzeiro de 36.000 pés (11.000 metros), o disco do ventilador do motor General Electric CF6-6 montado na cauda se desintegrou explosivamente. A falha não contida resultou na saída do disco de ventilador do motor da aeronave, arrancando componentes, incluindo partes do sistema hidráulico nº 2 e mangueiras de abastecimento no processo; estes foram encontrados mais tarde perto de Alta, Iowa. Detritos do motor penetraram a seção traseira da aeronave em vários lugares, incluindo o estabilizador horizontal, cortando as linhas do sistema hidráulico nº 1 e nº 3 onde passaram pelo profundor.

Queda de avião nos EUA mata 111, mas pilotos conseguem salvar 185 - Foto: Reprodução

Os pilotos sentiram um choque, e o piloto automático desligou. Enquanto o primeiro oficial "Bill" Records tomava conta da coluna de controle, o Capitão Haynes se concentrava no motor traseiro, cujos instrumentos indicavam que estava com defeito; ele encontrou seu acelerador e controles de abastecimento de combustível bloqueados. Por sugestão de Dvorak, uma válvula cortando combustível para o motor da cauda foi desligada. Esta parte da emergência levou 14 segundos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES